Breaking News

“Pet Terapia” trabalha autoestima de crianças no Regional de Santarém

Severino e Genoveva são os “terapeutas” mais requisitados pelos pacientes internados na Clínica Pediátrica do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. O dia de sessão é aguardado ansiosamente pelas crianças, que ao contrário da maioria dos pacientes torcem para a hora não passar tão rápido e a terapia não acabar. Severino e Genoveva são cães e integram o projeto de “Pet Terapia” (terapia assistida por animais) da unidade, que acontece em parceria com o curso de Medicina Veterinária das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT/Unama).

Najla de Oliveira acompanha o filho de seis anos que está em tratamento contra leucemia. “Essa terapia com os animais tem ajudado o meu filho a encarar melhor o tratamento, porque ele passa muito tempo aqui dentro. Quando chegam os cachorros ele fica numa alegria só, acho que porque ele se lembra um pouco de casa”, conta ela, que acompanha o filho há seis meses no hospital.

O projeto é inovador para a região e tem apresentado excelentes resultados. Os pacientes são avaliados primeiramente pela equipe médica, para verificar quais têm condições de receber a visita dos cães, mas as contraindicações são mínimas. “É uma forma de trazer alegria e bem-estar aos internos. Só de mudar a rotina das crianças já ajuda, e muito, na resposta clínica. O contato com os animais estimula a produção de hormônios que melhoram a imunidade deles e contribui para o bom desempenho da terapêutica”, explica a pediatra Karolline de Sousa.

Durante uma sessão com os animais, os pacientes liberam substâncias como a dopamina, responsável pelo prazer, e endorfina, que proporciona sensação de bem-estar. Além disso, a “Pet Terapia” promove ganhos emocionais e de interação social. “Esse projeto proporciona às crianças internadas um momento de descontração. E como elas passam por longos períodos de internação, a dinâmica com os animais acaba ajudando a amenizar essa frieza do ambiente hospitalar e melhora a autoestima delas”, diz a psicóloga Luciana Sampaio.

Os animais são treinados e recebem todos os cuidados de higiene e saúde antes de interagir com as crianças. A primeira sessão do projeto “Pet Terapia” foi realizada em 2016. Essa é mais uma iniciativa inovadora do HRBA - unidade pública de saúde, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) - que permite aliar melhorias aos tratamentos convencionais e humanizar o ambiente hospitalar.

Fonte: HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço