Breaking News

Uepa divulgará nota da Redação no dia 17 de janeiro

Será divulgada no dia 17 de janeiro de 2014 a nota da Redação feita nos exames deste domingo, 15, pelos candidatos a uma vaga na Universidade do Estado do Pará (Uepa). É esta a grande novidade da terceira e última etapa da seleção, que incluiu, ainda, 54 questões objetivas de conhecimentos gerais e Língua Estrangeira.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, a divulgação da nota atende a um Termo de Ajuste de Conduta com o Ministério Público Estadual. O próximo passo, segundo ela, é a correção da Redação, que começa já nesta segunda-feira, 16. "Esta é a primeira vez que a Uepa vai publicar a nota da Redação", explicou. "O aluno terá o prazo de 21 a 24 de janeiro para recorrer e, por conta da transparência do processo, a cópia da prova vai ser disponibilizada ao candidato que ingressar com pedido". O listão dos aprovados nos Processos Seletivos da Uepa será divulgado até o final do mês de janeiro, destacou, ainda, a pró-reitora.

Para este domingo, 13.042 candidatos estavam aptos a fazer a terceira etapa dos exames, mas 1.194 deles faltaram à prova, um número considerado dentro da média pela coordenação do certame. Será eliminado quem obtiver menos de doze pontos na prova objetiva e menos de seis pontos na prova de Redação, que vale 30. Os candidatos puderam escolher entre escrever um texto dissertativo sobre o uso de animais como cobaias em pesquisas científicas ou narrar um momento de emoção.

O certame foi executado em 25 municípios do Estado. No Campus II da Uepa e no Colégio Lauro Sodré, onde esteve lotado o maior número de candidatos em Belém, a movimentação foi tranquila. Nos dois locais, nenhum candidato chegou atrasado e os primeiros começaram a sair pouco depois das 9h30.

Disputando uma vaga em Licenciatura em Pedagogia para Belém, a candidata Roberta Monteiro, de 20 anos, disse estar preparada, mas considerou a prova cansativa. “As alternativas foram muito semelhantes", reclamou, apontando a prova de Química como a mais difícil. Para chegar até a última fase, Roberta não poupou esforços: "Estudei muito, tentei fazer um horário para estudar, li muito jornal e também resolvi provas anteriores”, contou a candidata que optou por um texto dissertativo para a redação.

O candidato Denilson Matos, de 17 anos, mostrou-se confiante na conquista de uma vaga em Licenciatura Plena em História. “Minha prova foi tranquila, principalmente a Redação. Química e Matemática foram um pouco puxadas, mas o resto foi tranquilo, principalmente História e Português. Venho me preparando desde o início do ano e estou confiante”, afirmou.

A Uepa oferta 3.106 vagas em 24 cursos de graduação. O curso de Medicina, em Marabá, que foi o mais concorrido, com 1.116 inscrições, após o ponto de corte das duas primeiras etapas do Prosel, ficou com 53 candidatos na disputa por dez vagas. Na capital, a concorrência por uma vaga no Curso de Medicina pelo Prosel é de 5,22, ou seja, 261 candidatos disputam as 50 vagas ofertadas.

O curso de Licenciatura Plena em História estreia nos Processos Seletivos da universidade como a terceira maior concorrência do Prise, com 11,80 candidatos para 20 vagas, tendo recebido 236 inscrições. Pelo Prosel, foram 1.234 inscritos. Após o ponto de corte, 108 candidatos disputam 20 vagas. A graduação chega com a proposta de formar professores da Educação Básica no ensino de História, além de equipes de pesquisa, planejamento e execução de políticas públicas em museus e espaços culturais e de memória.

Outra novidade é a oferta do Curso de Biomedicina, com 30 vagas em Belém. A graduação é ofertada desde 2012, em Marabá, visando a formação de profissionais de saúde no sudeste do Estado. (Ag. Pará)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço