Breaking News

TV Tapajós, inicia os testes do canal digital 22 em Santarém


Nessa primeira fase, serão exibidos vídeos com imagens da cidade produzidos pela emissora. A transmissão experimental do sinal digital em alta definição da TV Tapajós terá início nesta quarta feira 18 de dezembro, quem tiver televisor com conversor digital já pode acompanhar essa fase de testes do canal 22. Após as instalações dos equipamentos os técnicos da emissora começam agora a fase de testes de alcance da transmissão.

Nessa primeira fase, serão exibidos vídeos com imagens da cidade produzidos pela emissora. A segunda fase que é a entrada em definitivo de toda programação da Rede Globo e do jornalismo local está prevista para a primeira quinzena de fevereiro de 2014.

É importante destacar que, durante essa fase experimental, o sinal pode ser interrompido para ajustes.

A instalação das transmissões em HD (high definition) alta definição conclui um projeto que teve início em 2011 e foi necessária uma série de reformas e adequações estruturais na sede da emissora, além da aquisição de equipamentos de ponta, como transmissor, antena e outros equipamentos importados do Canadá.

Cada compra exigiu a presença de técnicos e engenheiros para a instalação, testes e aprovação. Foram feitos altos investimentos para proporcionar ao telespectador uma televisão com imagens de alta qualidade.

O sinal da TV Tapajós tem o maior alcance da região, cobrindo 13 municípios do Oeste do Pará. É a única geradora  e a primeira  a transmitir o sinal digital em Santarém.

HDTV NO BRASIL

A TV digital estreou no Brasil em 2 de dezembro de 2007, na cidade de São Paulo. Atualmente, o sinal cobre todas as capitais do país e outras centenas de cidades brasileiras.

O governo formalizou um decreto para o fim da TV analógica no Brasil para 2018.

De acordo com o calendário do Ministério das Comunicações, o processo de desligamento será gradual e começará no dia 1º de janeiro de 2015, dando prioridade aos grandes centros. Ao final da transição, os canais analógicos serão devolvidos à União.

Há 34 anos a TV Tapajós opera com o canal 4 sinal VHF  analógico,  mesmo com a entrada do digital 22 HD, a emissora vai continuar transmitido com o canal 4 por mais quatro anos, prazo que o governo estabeleceu para tirar do ar os canais analógicos em todo Brasil.

CONVERSOR

Para ter acesso à nova tecnologia é necessária a aquisição de um conversor (denominado set-top box), que deverá ser acoplado ao aparelho de TV para a substituição do sinal analógico. O equipamento está à disposição em lojas de eletroeletrônicos e sites de compras, e pode ser plugado em qualquer tipo de televisor.

É importante, no entanto, que fique claro que ele não possibilita que se usufrua da qualidade máxima oferecida, já que os televisores antigos não estão preparados para a nova tecnologia e não possuem alguns requisitos para a HDTV, a exemplo do formato da tela. Ainda assim, vale a pena o investimento para quem quer se ver livre de ruídos, chuviscos e fantasmas na imagem.

Fonte: Ascom/STC

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço