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Iniciativa privada sai na frente na proposta de soluções para problemas no transporte público

Autopass apresentou no Seminário NTU e Transpúblico 2017 tecnologias que mitigam questões como falta de segurança e de conforto em ônibus.

A falta de segurança e de conforto estão entre as principais queixas de usuários do transporte coletivo, segundo apurou pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte. Os dados do levantamento Mobilidade da População Urbana 2017, realizado em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), retratam a atual situação da mobilidade urbana brasileira. Empresas privadas ligadas ao setor passaram a olhar mais de perto as necessidades dos passageiros e já estão propondo soluções para resolver ou mitigar os principais problemas.

A Autopass, empresa referência em soluções para a mobilidade urbana, apresentou na última semana durante a Feira Transpúblico 2017 soluções inovadoras na busca de segurança e comodidade para a população durante o uso do transporte coletivo. Uma das soluções está nos meios de pagamento do futuro, por meio de tecnologia por aproximação com cartões de débito e crédito ou ainda wallet em smartphones e relógios, além do QR Code (Quick Response), iniciativas que podem proporcionar agilidade e praticidade aos passageiros, redução de custos operacionais à empresa contratante e segurança a bordo, à medida em que o dinheiro em espécie é cada vez menos utilizado nas transações. A segurança é a principal preocupação para 55% dos passageiros entrevistados na pesquisa.

O QR Code (Quick Response) é uma solução inovadora no transporte público, que pode proporcionar agilidade e praticidade aos passageiros e melhor eficiência operacional. Com isso, a economia proporcionada pode ser destinada a melhorias que gerem maior conforto, questão apontada por 44,5% dos passageiros. Futuramente, o QR Code poderá oferecer múltiplas facilidades em relação aos bilhetes magnéticos atuais, como a aquisição pela Internet, aplicativos de celular e máquinas de venda automatizadas, gerando mais praticidade e ganho de tempo aos usuários.

A Autopass está em constante evolução tecnológica. O desafio da companhia é buscar soluções inovadoras que, aliadas à tecnologia, possibilitem uma melhor experiência para os clientes e usuários do transporte, seja por meio de novas possibilidades de pagamento ou de parcerias que tragam benefícios para os passageiros. “Os clientes estão cada dia mais exigentes com os serviços prestados, eles esperam que a tecnologia seja aliada da mobilidade urbana para que o transporte coletivo se torne mais eficiente e integrado, permitindo assim mais comodidade no seu dia a dia”, explica Rubens Gil Filho, CEO da Autopass.

Ainda no evento foi anunciado que Jundiaí será a primeira cidade brasileira a ter 100% da frota de ônibus coletivo com a tecnologia que permite o pagamento de passagem com cartão ou celular com funções crédito e débito. O prefeito Luiz Fernando Machado esteve  no espaço da Autopass na terça-feira (29) para divulgar o cronograma de implantação do sistema.

Sobre a Autopass
A Autopass é uma empresa referência em tecnologia para projetos inovadores de meios de pagamento e melhoria da mobilidade urbana.

Com uma expertise obtida em mais de 10 anos operando a bilhetagem eletrônica na Grande São Paulo (hoje com mais de 8 milhões de cartões de transporte emitidos e mais de 3,3 milhões de transações por dia), a Autopass lidera o desenvolvimento de soluções personalizadas, por meio da tecnologia e inovação, facilitando a vida do cidadão e contribuindo para a construção de cidades inteligentes.

Fonte: Nathalia Brancato

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