Na véspera da eleição, Dilma tem 53% e Aécio, 47%, diz Ibope
Petista para de subir, mas mantêm vantagem \cima da margem de erro sobre tucano
Dilma Rousseff e Aécio Neves
A presidente Dilma Rousseff (PT) chega à véspera da eleição com 53% das intenções de votos válidos, contra 47% de Aécio Neves (PSDB), segundo a última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo da campanha presidencial. A diferença está fora da margem de erro, de 2 pontos, para mais ou para menos. No levantamento anterior, concluído na quarta-feira, Dilma tinha 54% e Aécio, 46%. As entrevistas da última pesquisa Ibope desta campanha foram feitas na sexta-feira e sábado.
Em votos totais, Dilma segue com 49% das intenções de voto, enquanto Aécio passou de 41% para 43%. Esses dois pontos a mais vieram dos brancos e nulos, que oscilaram negativamente de 7% para 5%. Os indecisos são 3%. Eles se decidirão praticamente no momento de votar.
A pesquisa mostra uma interrupção da tendência de crescimento que as intenções de voto em Dilma tiveram entre a semana passada e quarta-feira. Como é um ponto isolado na curva, não é possível saber se a diminuição da diferença entre ela e Aécio indica uma reversão da tendência em favor do tucano ou se é oscilação estatística.
Entre uma pesquisa e outra houve o debate na TV Globo, na noite de sexta-feira, que alcançou 30 pontos de audiência – média alta para o horário. O tucano questionou a petista sobre reportagem da revista <em>Veja</em>, segundo a qual o doleiro Alberto Youssef teria dito em depoimento à Justiça que Dilma sabia da corrupção na Petrobrás. A presidente refutou a acusação e disse que processaria a revista por injúria e calúnia.
A pesquisa Ibope foi contratada pelo <strong>Estado</strong> e pela <em>TV Globo</em>. Foram ouvidos 3.010 eleitores, em 206 municípios de todas as regiões, entre sexta-feira e ontem.
A margem de erro é dois pontos porcentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95% – se a mesma pesquisa fosse realizada ao mesmo tempo 100 vezes, em 95 delas o resultado esperado estaria dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada no TSE com o protocolo 01195/2014.
Empate. Pesquisa Datafolha divulgada no sábado mostra Dilma e Aécio em empate técnico, no limite da margem de erro. A presidente aparece com 52% das intenções de voto, ante 48% de Aécio, considerando-se os votos válidos. No levantamento anterior do instituto, de quinta-feira, Dilma tinha 53% e Aécio, 47%. Levando em conta os votos totais, Dilma tem agora 47% e Aécio, 43%. Os votos em branco e nulos somam 5%, o mesmo porcentual dos indecisos.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, fez 19.318 entrevistas em 400 municípios sexta-feira e ontem. Com margem de erro de dois pontos porcentuais e intervalo de confiança de 95%, está registrada no TSE sob o número BR-01210/2014.
Fonte: Estadão
Nenhum comentário
Postar um comentário