Breaking News

HRBA realiza ação no Complexo do Mercadão 2000 alusivo ao Dia Mundial do Rim


Na última quinta-feira, 13, a equipe multiprofissional do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela parceria entre Governo do Estado e Pró-Saúde, por meio da Life Care, esteve na área do Complexo Alimentício do Mercadão 2000, um dos Mercados de maior movimentação de Santarém, Região Oeste do Pará, realizando a Campanha de Prevenção às Doenças Renais alusiva ao Dia Mundial do Rim, 13 de março, e tem como tema: “1 em 10. O Rim envelhece, assim como nós”. Desde às 8h da manhã, até às 16h, foram disponibilizados à população teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais, médicas e de enfermagem sobre obesidade, diabetes e hipertensão, doenças que podem ser relacionadas às doenças renais, além de panfletagem.

O Coordenador do Serviço de Hemodiálise do HRBA, Dr. Emanuel Espósito, falou sobre a importância da prevenção como melhor arma contra o adoecimento dos rins.  Segundo o especialista, existem testes rápidos que podem identificar facilmente pessoas propensas às doenças renais. “Nós passamos o ano inteiro acompanhando os pacientes que estão enfrentando as doenças renais e mais de 60% dos pacientes que fazem hemodiálise tem como causa a hipertensão e a diabetes, então identificar pacientes com alterações na glicemia e na pressão arterial já é uma medida de prevenção das doenças renais crônicas”, complementou.

O especialista orientou a população sobre mudanças de hábitos que podem trazer benefícios para a saúde, além de prevenir as doenças renais que geralmente surgem silenciosamente. “A doença renal ela precisa ser lembrada, a população pode pedir para o seu médico solicitar o exame da creatinina que é um exame rápido e barato, as pessoas precisam perder o hábito de tomar medicação sem prescrição médica, é importante praticar atividades físicas e manter uma boa alimentação além de ingerir água, então são medidas simples”, falou o médico que lamentou o aumento dos casos de pacientes renais crônicos na região.

Para o administrador do Complexo do Mercadão 2000, que possui cerca de 950 permissionários, além dos produtores rurais cadastrados na Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan) e atravessadores que atuam diretamente na feira, a ação veio de encontro aos anseios da população. “Aqui os permissionários e os feirantes não tem assim um tempo de sair e ir procurar um médico num Posto de Saúde, ou em um Hospital como está sendo ofertado aqui. Pra gente, isso é muito válido porque beneficia também as pessoas que vêm realizar as suas compras. Eu também vou aproveitar e fazer os exames”, falou sorrindo  o administrador Claudio Pimentel.

Atualmente, 142 pacientes são atendidos pelo Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), popularmente conhecido como Hemodiálise, tratamento que não promove a cura e sim ameniza o mal estar provocado pelo adoecimento dos rins. “Hoje é o Dia Mundial do Rim. Recentemente, nós tivemos o nosso Serviço de Hemodiálise ampliado, e mesmo assim já estamos com todas as vagas completas. Então, além de investirmos no tratamento, é necessário destinarmos esforços para a prevenção, que é sempre o melhor caminho. Por isso, nós estamos aqui trazendo informações para a população no Complexo do Mercadão para as pessoas que estão trabalhando e também para aqueles que estão realizando suas compras”, declarou o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Além da ação externa, no período de 18 a 21 de março, acontece no acesso principal do HRBA a campanha interna. Podem participar da campanha usuários, colaboradores, acompanhantes, além de familiares de pacientes renais em tratamento dialítico no HRBA, uma vez que segundo especialistas o fator genético também deve ser levado em consideração. No dia 27, a Campanha atenderá o Grupo de Obesos e Hipertensos do HRBA. 


















Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço