Município e Instituto Politécnico de Santarém (Portugal) firmam parceria para cooperação na área educacional
Assinatura do Protocolo de Cooperação na área educacional entre Prefeitura, Ufopa e Instituto Politécnico
Autoridades na assinatura do protocolo
Na sexta-feira (24) foi assinado um Protocolo de Cooperação Institucional entre o Município de Santarém, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e o Instituto Politécnico de Santarém, na região do Tejo em Portugal.
O Protocolo prevê a construção de uma parceria que apoia o desenvolvimento de estudantes e professores de Santarém-PA em intercâmbio com a unidade de educação portuguesa. Participaram da solenidade o prefeito Alexandre Von, a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, o vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), Helder Pereira, a secretária municipal de Educação, Irene Escher, o advogado Miguel Borghezan, e representantes de instituições de ensino superior de Santarém.
Na ocasião, o prefeito Alexandre Von disse que espera bons frutos dessa parceria. “Possibilitando que alunos e professores acessem cursos no Instituto Politécnico de Santarém de Portugal, como também, professores do Instituto terem a oportunidade, em parceria com instituições locais, de oferecer cursos de mestrados na área da educação. Isso tem um simbolismo especial, pois as duas cidades manifestaram o desejo de aproximarem-se e construírem instrumentos de integração e interação”, ressaltou Alexandre Von.
Segundo o vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém (Portugal), Helder Cardoso Pereira, a operacionalização da parceria iniciará com a escolha das áreas prioritárias de atuação. “É preferível trabalharmos passo a passo, após a definição de três ou quatro áreas de atuação e depois estabelecer novas prioridades. Essa cooperação será permanentemente monitorada por ambas as cidades para privilegiar os estudantes e professores”, observou.
RECONSTRUÇÃO DA AVENIDA DOM FREDERICO COSTA FACILITARÁ A MOBILIDADE ENTRE BAIRROS
A parceria entre a Prefeitura de Santarém e o Governo do Estado do Pará, que já beneficiou a Avenida Moaçara, prossegue na Avenida Dom Frederico Costa. A via está recebendo asfalto novo, do trecho que vai da Mendonça Furtado a Avenida Moaçara, depois de oito anos completamente deteriorada. Em seguida, também, receberá novo padrão de iluminação pública, além de ter calçamento, meio-fio e canteiro central reconstruídos.
A Dom Frederico, a exemplo da Moaçara, é considerada por muitas pessoas passagem quase que obrigatória para o deslocamento dos bairros para a área central da cidade. A reconstrução dessas duas vias facilitará a mobilidade entre as grandes áreas na área urbana de Santarém.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS
Nenhum comentário
Postar um comentário