Como Google e sites de downloads infectam computadores
O Google e os sites de download infectam milhões de computadores com Adware aproveitando-se da ingenuidade dos internautas.
Você já deve ter percebido que de uns tempos para cá, sites de downloads, sobretudo brasileiros, criaram a estratégia de colocar opção de adwares nos arquivos para download. Eles inserem um “baixador” próprio que oferece “opções adicionais” que confundem o usuário. Ao clicar nas opções default, esses adwares são instalados e alteram o funcionamento dos navegadores: a homepage é alterada, barras de ferramentas aparecem e a busca é realizada em sites desconhecidos.
O que os sites de download ganham com isso? Dinheiro. Isso acontece pois cada vez que um adware é instalado pelo internautas, o site ganha alguns centavos de dólar pelo criador do adware. E no final do mês eles ganham milhares de dólares infectando seus usuários. E quando esses usuários percebem que o seu computador está lento e cheio de lixo, eles fazem download de programas que (teoricamente) limpam o computador, mas que também instalam adwares! Conclusão: os sites de downloads contribuem para estragar o computador do usuário, deixando-o mais lento e entupido de software mal-intencionado.
Google e sites de downloads infectam computadores com Adware
Enquanto esses sites realizam essa atitude, o Google contribui um pouco mais para deixar o seu computador mais lento, já que eles aceitam banners de qualquer cliente – incluindo sites com download de “conversor de vídeo”, “leitor de PDF”, e outros programas atraentes.
O próprio painel de controle do AdSense do Google não tem uma ferramenta que ajude donos de sites a impedirem esse tipo de banner. Com isso é necessário o monitoramento diário para evitar que esse tipo de adwware e malware seja anunciado no seu site. E não adianta bloqueá-lo, pois no dia seguinte outros banners idênticos postados por outras empresas aparecem às dezenas.
Para exemplificar, fizemos uma análise rápida dos principais sites de downloads brasileiros para mostrar a você como eles podem te prejudicar.
Realizamos o download de arquivos largamente conhecidos e dos mais baixados da internet: o WinRar, programa para descompactar e compactar arquivos; e o CCleaner, que serve para limpar e otimizar o desempenho do computador. Entretanto, os problemas são encontrados na grande maioria dos arquivos disponibilizados por esses sites.
Abaixo, você confere o resultado, de acordo com o site VirusTotal, que realiza varreduras na nuvem por meio de diversos anti-vírus e anti-malwares, de cada um deles.
Baixaki
WinRar
Como você pode conferir, todos os sites que utilizam o seu próprio “instalador” tem adwares embutidos no arquivo.
Esses adwares incomodam o usuário e são uma ameaça à segurança dos dados, pois alguns deles instalam programas de monitoramento de navegação do usuário. Além disso o computador fica mais lento e vulnerável por acessar automaticamente sites desconhecidos.
Estes sites de download aproveitam a ingenuidade do internauta para ganharem dinheiro incomodando o internauta, pois mostramos acima que os principais sites inserem adwares e barras de navegação nos programas mais populares e atraentes.
Barras de navegação
As malditas barras de navegação aparecem pois a sua instalação está marcada automaticamente durante a instalação do programa baixado, e se o usuário estiver desatento em poucos minutos essas barras aparecerão no seu navagador. Esse é o caso típico da Babylon Bar. E para piorar nem todos arquivos podem ser desinstalados facilmente, havendo a necessidade de auso de programas específicos para isso. Um bom programa é o Spybot da Safer Networking.
Você pode conferir você mesmo, com qualquer arquivo baixado, se eles oferecem qualquer ameaça, pela análise do VirusTotal.
Se você quer fazer download de programas gratuitos atraentes como os anunciado nos banners, aí vão alguns:
Navegador: Google Chrome – site e download
Nenhum comentário
Postar um comentário