Breaking News

Cultura e Entretenimento: a relação do homem e a obtenção dos alimentos contada em um cinema 360°

“Arte Palavra Alimento” apresenta performances por meio de Video mapping e projeções fulldome

Clique no link do vídeo para conhecer um pouco sobre o projeto:

Entre os dias 1° e 13 de novembro, o Instituto Biológico, em São Paulo, receberá o “Arte Palavra Alimento”, um projeto que promete aguçar os sentidos dos visitantes com estímulos visuais de última geração. Por meio de projeções realizadas em três domos, o VJ Spetto, o VJ Zaz e o VJ Ortega vão contar de maneira inédita a evolução da relação entre os seres humanos e a obtenção e produção de alimentos.
O projeto tem como objetivo fazer o público se sentir parte da história, demonstrando como a necessidade de alimento contribuiu para a mudança no modo de vida dos grupos humanos e, atualmente, movimenta diversas cadeias produtivas da economia até chegar às mesas. O conteúdo das projeções destaca a presença dos principais alimentos consumidos pelo homem desde 5 mil anos A.C. até os dias atuais, além de abordar questões importantes como segurança alimentar e desperdício. “É uma grande oportunidade para nós podermos participar de iniciativas culturais, especialmente de projetos como o Arte Palavra Alimento, que além de ter uma abordagem inovadora, destaca os desafios da segurança alimentar. O conteúdo transmite a mensagem de esperança no futuro, mas com atenção voltada para a necessidade de mudança de hábitos agora”, explica Pablo Casabianca, Diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta.

Cinema 360°
As projeções acontecem em três grandes domos geodésicos que são cúpulas de até 8,5 metros de diâmetro especialmente concebidas para projeções de vídeos 360°. Os visitantes percorrem esses domos que promovem a sensação de que o espectador está literalmente dentro da projeção. “É uma técnica diferente. Temos que respeitar o espaço e o tempo. É uma evolução na comunicação, nesse caso, utilizada como forma de ensino, é o que chamamos de Edutenimento, uma maneira de ensinar por meio do entretenimento”, ressalta o VJ Spetto.
No primeiro domo os visitantes vão passar por uma projeção mapeada intitulada “Palavra, som da vida”. O segundo e o terceiro domo apresentam projeções fulldome e trazem a temática “O Alimento e o tempo” e “Nós e o amanhã”.

Clique na imagem para baixar em alta resolução 

Fome no Brasil
O Brasil é o segundo maior fornecedor de alimentos do mundo e bateu recordes de produção agrícola no ano passado. Em 2013, 52 milhões de brasileiros tiveram algum tipo de dificuldade para comprar alimentos. Apesar do número ser alto, ele está em queda. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), entre 2009 e 2013, a quantidade de casas com insegurança alimentar caiu de 30,2% para 22,6%. No entanto, cerca de 7 milhões de pessoas ainda passam fome.
Hoje 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano no mundo e 15% são desperdiçadas na América Latina. 24% da produção mundial é perdida ao longo do processo sendo 24% em produção, 24% em manuseio e armazenamento, 5% em processamento e embalagem, 12% em distribuição e mercado e 35% em consumo. Essa comida desperdiçada poderia alimentar 28,5% da humanidade.
A ideia é proporcionar programação cultural gratuita aliada à educação e entretenimento, colaborando para a construção pessoal e cultural dos visitantes. “Queremos motivar uma mudança de atitude passando uma mensagem para reflexão crítica e educativa por meio de novas mídias e tecnologias”, ressalta o produtor cultural da produtora Incentivar, Léo Scopin.
A visitação é gratuita e o patrocínio é da empresa Syngenta. A realização é da produtora cultural Incentivar, empresa do Grupo Komedi, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Instituto Biológico é um dos apoiadores do projeto.

SERVIÇO
“Arte Palavra Alimento” – Uma viagem no tempo em fulldome
Data: 01/11 a 13/11/2016
Local: Instituto Biológico de São Paulo
Endereço: Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 – Vila Mariana
São Paulo – SP
CEP: 04014-002
Horários:
Segunda a sexta-feira: das 9h às 12h | das 13h às 17h
Sábados, domingos e feriado: das 11h às 18h
Classificação etária: livre
ENTRADA GRATUITA

FICHA TÉCNICA
Realização: Incentivar Projetos | Grupo Komedi
Produção: Léo Scopin e Thais Milagres
Patrocínio: Syngenta
Direção artística, produção e execução de conteúdo:  United VJs
Roteiros: United VJs, Maurício Adachi, Eduardo Saretta e Thais Milagres
Apoio: Instituto Biológico de São Paulo, Grupo Komedi e Ministério da Cultura.

Projeto realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Sobre a Syngenta
A Syngenta é uma empresa líder no segmento agrícola que trabalha pela segurança alimentar mundial, permitindo que milhões de agricultores façam melhor uso dos recursos disponíveis. Por meio da ciência e de soluções de cultivo inovadoras, seus 28 mil funcionários em mais de 90 países trabalham para transformar a maneira como os cultivos são desenvolvidos. Para saber mais, acesse www.syngenta.comwww.goodgrowthplan.com. Siga-nos no Twitter® em www.twitter.com/Syngenta

Sobre o Grupo Komedi
Com mais de 24 anos de mercado, o Grupo Komedi é especialista na gestão e produção de projetos culturais e esportivos, utilizando-se de leis de incentivo fiscais federais, estaduais e municipais. Com unidades em Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro e São Bernardo do Campo, o grupo tem como missão gerar valor para seus clientes, aliando o desenvolvimento social às metas corporativas e valores de seus parceiros, promovendo o acesso à cultura e ao esporte, além de fomentar educação ambiental, sustentabilidade e desenvolvimento humano.
Essa missão nasceu com a Editora Komedi que, desde de 1992, publicou inúmeros títulos, desde livros corporativos a obras que promovem acesso à leitura e à cultura para milhares de pessoas, principalmente crianças. Atualmente, a Komedi Projetos, por meio das produções culturais, artísticas e esportivas, leva, a todas as regiões do país, ações de alto impacto e de relevância para a sociedade e para seus parceiros.

Sobre o Instituto Biológico
O Instituto Biológico (IB-APTA) é um instituto de pesquisa e prestação de serviços ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O IB tem como missão desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal, suas relações com o meio ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida da população. O instituto é referência brasileira em pesquisas na área de sanidade animal e vegetal. Além  das pesquisas e prestação de serviços mantém os projetos educacionais como Planeta Inseto e Ciclos Econômicos Agrícolas, com exemplares de Pau-brasil, cana-de-açúcar, café e seringueira. O objetivo é promover a educação ambiental e divulgação da ciência de forma lúdica e interativa.



Fonte: Comunicação

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço