sexta-feira, 2 de junho de 2017

Escola de Inventor leva alunos para a Olimpíada Brasileira de Robótica


Instituição é a única do seguimento de robótica de Ribeirão Preto (SP) a participar do evento que estimula carreiras científico-tecnológicas

Com o objetivo de incentivar os estudantes a trabalharem em equipe na construção e programação de robôs, a ribeirão-pretana Escola de Inventor participa pela segunda vez da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontece no dia 10 de junho, na regional de São Carlos (SP), no Campus da USP. Ao todo, 30 alunos irão representar a instituição.

Com mais de dez anos de realização, a OBR é uma olimpíada científica dividida em duas modalidades: prática e teórica. Este ano, os alunos da Escola de Inventor irão competir na modalidade prática - cada equipe pode ser composta por, no mínimo, dois competidores e, no máximo, quatro. Os robôs desenvolvidos devem ter a capacidade de enfrentar sozinhos vários obstáculos e desafios em uma pista de competição feita de madeira.

Entre 9 e 17 anos de idade, os inscritos pela Escola trazem novidades nesta edição: a participação de quatro meninas. Elas ganharam o Torneio de Robótica realizado pela instituição no ano passado e foram selecionadas para representarem a Escola de Inventor na OBR.

“Geralmente, 90% dos alunos na Escola são homens, mas isso não muda o fato de que as meninas podem competir igualmente. As meninas se destacaram em nosso torneio interno, conseguindo concluir as tarefas no menor tempo possível e com maior índice de acertos”, afirma Fábio Javaroni, coordenador da Escola de Inventor, única do segmento de robótica de Ribeirão Preto a participar do evento.

Para Mariana Gonçalves Peruchi, de 13 anos, que participa pela primeira vez da competição, a ansiedade é grande. “Espero que a preparação, com aulas duas vezes na semana, deixe tudo mais tranquilo. Queremos chegar a São Carlos preparadas para representar bem a instituição”, conta.

Fábio completa que “participar da Olimpíada Brasileira de Robótica é uma oportunidade para os alunos trabalhem em grupo e resolverem problemas por meio da lógica e matemática. É uma experiência ímpar, e todos ficam muito animados”. 

Olimpíada Brasileira de Robótica
Em 2016, em todo o Brasil, 2,9 mil equipes se inscreveram na modalidade prática da OBR. Apenas na regional de São Carlos, foram 184 equipes participantes. Mais informações sobre a Olimpíada podem ser conferidas no portal http://www.obr.org.br/.

Escola de Inventor
Em atividade desde julho de 2015, na cidade de Ribeirão Preto (SP), a Escola de Inventor atua sob a filosofia da cultura maker, que fomenta a aprendizagem baseada em projetos – o aluno aprende na prática e entende a real utilização do conhecimento para o dia a dia. Os recursos educacionais são voltados para o ensino de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, tendo como público-alvo crianças e jovens de 7 a 14 anos, porém a instituição também realiza cursos para adultos.


Serviço

Olimpíada Brasileira de Robótica
Data: 10/6
Horário: das 8h às 18h
Local: Ginásio do ICMC-USP – Rua dos Inconfidentes, 85- São Carlos (SP)


Escola de Inventor
Endereço: Rua Magda Perona Frossard, 770 – sala 9 - Ribeirão Preto (SP)
Telefone: (16) 3442-4442 ou (16) 3101-2248

Fonte: ComTexto Comunicação Corporativa
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores