E-commerce: pesquisa da RTB House indica os melhores dias e horários para anúncios online
Os usuários são mais propensos a clicar em banners e comprar um produto promovido durante a semana, sendo que as mais altas taxas de conversão acontecem às terças e quartas-feiras. Esse foi o resultado de um estudo feito pela RTB House, uma empresa global que fornece tecnologia de última geração para retargeting personalizado, e está presente em mais de 40 mercados globais.
De acordo com dados reunidos a partir de dezenas de mercados na Europa, América Latina, Ásia e Pacífico, Oriente Médio e África, o número de cliques e conversões aumentou especialmente às terças-feiras, quando foram monitorados 37% mais cliques e 43% de conversões. Os maiores picos de vendas foram vistos entre 2-4 PM e 8-11 PM. Já o pior dia foi o sábado, onde as decisões de compra (baseadas em cliques nos anúncios) declinaram significativamente para apenas 11% dos resultados totais da semana.
A análise baseia-se em dados coletados a partir de mais de 1.000 campanhas realizadas no modelo RTB (real-time bidding), uma tecnologia de anúncios online que permite a compra e a venda de visualizações em tempo real. Os dados foram gerados a partir de ferramentas personalizadas de retargeting desenvolvidas pela própria RTB House.
Análise Brasil
No Brasil os usuários clicaram nos anúncios mais vezes às terças-feiras, quando o número de cliques foi 62% maior. Os brasileiros também ficaram mais propensos a comprar a partir de anúncios em banners às quintas-feiras, quando o número de conversões foi 117% maior do que o registrado no domingo – que foi considerado o pior dia para compra no e-commerce. A maior atividade foi registrada entre 2-4 PM, com 19% de todas as conversões, e entre 8-10 PM, também com 19% de todas as conversões.
"Hoje vemos uma saturação de conectividade. As pessoas estão constantemente online, seja no seu computador, seja nos smartphones ou tablets , tanto em casa como no trabalho. Por isso, elas não esperam mais o fim de semana chegar para irem às compras, uma vez que podem finalizar um pedido a qualquer hora e em qualquer lugar. Com base nisso vemos esse pico elevado de conversões durante a semana, mesmo em horário comercial", avalia Rodrigo Lobato, country manager da RTB House no Brasil.
O executivo reforça que, à medida que a tecnologia muda, é natural que os comportamentos de compra também mudem. "Hoje os profissionais de marketing precisam saber cada vez mais sobre o seu público-alvo, que está em constante evolução. Quanto melhores forem os dados à disposição, e quanto mais cedo os comerciantes puderem reagir às tendências, para entregar mensagens mais precisas e personalizadas durante os horários de pico, maiores as chances de conversão”, explica Lobato.
Seguindo esse conceito, a RTB House utiliza Inteligência Artificial para otimizar a eficiência de suas campanhas. A ferramenta de retargeting personalizado desenvolvida pela empresa possui algoritmos de auto-aprendizado que são alimentados por tecnologias de Deep Learning. "Na prática, nossos algoritmos imitam o modo como os neurônios do cérebro humano funcionam. A partir dos dados capturados, eles conseguem analisar mercados num modelo 24/7 e reagir a cada pequena mudança lá fora, tudo sem a necessidade de interferência humana e de uma forma que jamais foi vista”, considera.
A RTB House é uma das poucas empresas no mundo que desenvolveu e implementou sua própria tecnologia para a compra de anúncios no modelo RTB. A empresa opera em todo o mundo e realiza campanhas para marcas globais em 40 mercados em toda a Europa, América Latina, Ásia e Pacífico, Oriente Médio e África.
Fonte: RTB House
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