E-commerce: pesquisa da RTB House indica os melhores dias e horários para anúncios online
Os usuários são mais propensos a clicar em banners e comprar um produto promovido durante a semana, sendo que as mais altas taxas de conversão acontecem às terças e quartas-feiras. Esse foi o resultado de um estudo feito pela RTB House, uma empresa global que fornece tecnologia de última geração para retargeting personalizado , e está presente em mais de 40 mercados globais.
De acordo com dados reunidos a partir de dezenas de mercados na Europa, América Latina, Ásia e Pacífico, Oriente Médio e África, o número de cliques e conversões aumentou especialmente às terças-feiras, quando foram monitorados 37% mais cliques e 43% de conversões. Os maiores picos de vendas foram vistos entre 2-4 PM e 8-11 PM. Já o pior dia foi o sábado, onde as decisões de compra (baseadas em cliques nos anúncios) declinaram significativamente para apenas 11% dos resultados totais da semana.
A análise baseia-se em dados coletados a partir de mais de 1.000 campanhas realizadas no modelo RTB (real-time bidding), uma tecnologia de anúncios online que permite a compra e a venda de visualizações em tempo real. Os dados foram gerados a partir de ferramentas personalizadas de retargeting desenvolvidas pela própria RTB House.
Análise Brasil
No Brasil os usuários clicaram nos anúncios mais vezes às terças-feiras, quando o número de cliques foi 62% maior. Os brasileiros também ficaram mais propensos a comprar a partir de anúncios em banners às quintas-feiras, quando o númer o de conversões foi 117% maior do que o registrado no domingo – que foi considerado o pior dia para compra no e-commerce. A maior atividade foi registrada entre 2-4 PM, com 19% de todas as conversões, e entre 8-10 PM, também com 19% de todas as conversões.
"Hoje vemos uma saturação de conectividade. As pessoas estão constantemente online, seja no seu computador, seja nos smartphones ou tablet s, tanto em casa como no trabalho. Por isso, elas não esperam mais o fim de semana chegar para irem às compras, uma vez que podem finalizar um pedido a qualquer hora e em qualquer lugar. Com base nisso vemos esse pico elevado de conversões durante a semana, mesmo em horário comercial", avalia Rodrigo Lobato, country manager da RTB House no Brasil.
O executivo reforça que, à medida que a tecnologia muda, é natural que os comportamentos de compra também mudem. "Hoje os profissionais de marketing precisam saber cada vez mais sobre o seu público-alvo, que está em constante evolução. Quanto melhores fore m os dados à disposição, e quanto mais cedo os comerciantes puderem reagir às tendências, para entregar mensagens mais precisas e personalizadas durante os horários de pico, maiores as chances de conversão”, explica Lobato.
Seguindo esse conceito, a RTB House utiliza Inteligência Artificial para otimizar a eficiência de suas campanhas. A ferramenta de retargeting personalizado desenvolvida pela empresa possui algoritmos de auto-aprendizado que são alimentados por tecnologias de Deep Learning. "Na prática, nossos algoritmos imitam o modo como os neurônios do cérebro humano funcionam. A partir dos dados capturados, eles conseguem analisar mercados num modelo 24/7 e reagir a cada pequena mudança lá fora, tudo sem a necessidade de interferência humana e de uma forma que jamais foi vista”, considera.
A RTB House é uma das poucas empresas no mundo que desenvolveu e implementou sua própria tecnologia para a compra de anúncios no modelo RTB. A empresa opera em todo o mundo e realiza campanhas para marcas globais em 40 mercados em toda a Europa, América Latina, Ásia e Pacífico, Oriente Médio e África.
Fonte: RTB House
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