Breaking News

Robôs de um futuro não tão distante – e aqueles que já existem hoje.


Parece algo saído de um filme de James Bond, mas protótipos de robôs mosquitos já existem há alguns anos. Segundo experts, eles poderão ser regularmente usando nas forças militares e policiais, para operações de vigilância.

Ainda não existe, mas experts acreditam que nos próximos anos será possível confiar, sem medo, o seu amado animal a um robô passeador de cães. Robôs serão eventualmente avançados o suficiente para levar o cachorro para passear, soltar a coleira em determinados pontos seguros (como o parque) e até jogar uma bola para brincar.


Robôs removedores de bombas tem salvado vidas nas áreas de conflito do mundo há algumas décadas. Os últimos modelos podem ser operados por técnicos a seguras e consideráveis distancias, usando monitores e equipamentos de vídeo de bordo. O Robô Talon 3B – na foto – já foi visto no Iraque e no Afeganistão.

Esta tecnologia de ponta chama-se Luna, uma tele-presença robótica que permite com que você interaja com pessoas em outros cômodos, prédios, cidades ou países, e vice e versa. Graças a esse software de open source, seus designers esperam que as tarefas de Luna possam também incluir segurança e, com braços que podem segurar bandejas com comidas e bebidas, hospitalidade.


De acordo com os fabricantes Honda, Asimo é o mais avançado humanoide já desenvolvido. Asimo pode correr, servir bebidas, puxar carrinhos, guiar visitas a salas e quartos e já ate trabalhou de recepcionista nos escritórios Honda. Hoje, robôs como Asimo são muito caros para serem produzidos em grande escala, mas no futuro, experts acreditam que serão  parte da rotina na procura a assistentes pessoais.

Você consegue imaginar um futuro aonde você entra no seu carro, diz para ele aonde quer ir e então checa seus e-mails enquanto ele te leva para o destino determinado? Parece futurista, mas muitas companhias já investiram milhões de dólares no desenvolvimento de carros robôs sem motorista. Em testes, o Google car (na foto) já registrou muitos mil quilômetros de condução segura.

O Land Walker (andarilho) é um protótipo de robô conduzido por humanos. No futuro, robôs como esse –conduzidos por ‘pilotos’ humanos em seu exoesqueleto – podem ser usados para fins militares e industriais, ou em particular na movimentação de cargas pesadas.

Já existem robôs que, sob supervisão de médicos humanos, podem fazer cirurgias. No futuro, muitos experts acreditam que teremos robôs que além de operar sem assistência, também poderão fazer a cirurgia por dentro do corpo. Este minúsculos cirurgiões robóticos transitarão por entre as veias e tratarão, no ponto exato, da infecção ou doença.

Milhares de pessoas pelo mundo, maioria nos EUA, já possuem um robô domestico. Chama-se Roomba (apesar de existirem outros modelos mas não disponíveis) e tem um só objetivo. Ele aspira suas portas e corredores, usando um sensor para mover por entre obstáculos, mas até por isso, garanta que ele não limpe um mesmo lugar duas vezes.

Paro é uma foca da Groenlândia bebê. Uma foca-robô pode parecer algo estranho, mas é justamente por isso que é produzida - para ser calma e confortar pacientes em hospitais e clinicas. O robô e indiscutivelmente fofo e também reage a caricias, aprende nomes e demonstra emoções como surpresa, felicidade e raiva.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço