Breaking News

Regional do Baixo Amazonas investe no reaproveitamento de água na Unidade


Em Santarém, projeto reaproveita a água utilizada nas máquinas de hemodiálise direcionando-as às torneiras do Centro de Materiais Esterilizados.

A equipe do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, sabe bem da importância da água para o mundo e o meio ambiente e, por isso, desde março de 2018 conta com um projeto de reaproveitamento do líquido.

Em cinco anos, já foram 5 milhões e 746 mil litros reaproveitados, com uma média de 3.500 litros por dia. “Decidimos capitalizar essa água e redirecioná-la. O projeto foi e é um sucesso. Tivemos até uma melhora na qualidade da água, com menos problemas com os equipamentos, além, é claro, do reaproveitamento em si”, destaca Mateus Rodrigues, encarregado de manutenção do HRBA e responsável pelo projeto.


Antes, o líquido utilizado nas 33 máquinas de hemodiálise da unidade era descartado. Com a iniciativa, criou-se uma estrutura para que essa água fosse canalizada até um reservatório, que fica em cima do Centro de Materiais Esterilizados (CME), onde é reaproveitada nas máquinas de autoclave e termo desinfectoras, para o enxague de materiais.

Até chegar às torneiras do CME, a água passa por um processo denominado osmose reversa, que promove sua desmineralização, tornando a água pura e própria para o processo de limpeza e esterilização.

“A osmose reversa nos permite chegar a um nível de pureza que evita a corrosão dos materiais, aumentando sua vida útil, além de reaproveitar um recurso que antes era descartado. E essa água pode ser reutilizada sem problema algum, já que ela não entra em contato com o paciente em momento nenhum na máquina de hemodiálise”, explica a coordenadora do CME, Mirelli Nobre.

O reaproveitamento corresponde a cerca de 40% da água utilizada no Hospital todos os meses. A expectativa é que esse processo continue avançando, e que mais setores sejam contemplados com a água que pode ser reutilizada, o que só vai aumentar a economia do líquido.


“Temos planos de ações para melhoria desse reaproveitamento ainda mais. Queremos redirecionar essa água também para o setor de laboratório, onde as máquinas também demandam a pureza na água proporcionada pela osmose reversa. E quem sabe também ao setor de lactário, onde hoje é utilizada uma água tratada. Queremos expandir essse projeto ao máximo”, ressalta Mateus.

Ações de sustentabilidade – Além do reaproveitamento da água, o Hospital Regional do Baixo Amazonas conta com uma série de ações sustentáveis que visam evitar o desperdício e diminuir os impactos ao meio ambiente.

O HRBA tem projetos de redução da utilização de resíduos químicos, conta com uma horta e realiza a transformação de resíduos orgânicos em adubo; utiliza alimentos sem agrotóxicos e também faz o manejo correto e a reciclagem de resíduos sólidos, entre outras atividades.

“Temos sempre o objetivo de otimizar o funcionamento da unidade e a preservação do meio ambiente é algo que está diretamente ligado à economia e ao bem-estar geral, tanto de pacientes, acompanhantes quanto dos nossos próprios colaboradores. Além de reduzir gastos, queremos dar um bom exemplo e contribuir com a nossa parte para um mundo melhor”, afirma o diretor geral do Regional, Éder Lúcio de Souza.



SERVIÇO


O HRBA é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.


Fonte: HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço