Breaking News

Bloquinho da Saúde do HRBA leva orientações sobre higienização das mãos e uso correto da máscara


As comemorações de Carnaval no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, tiveram de ser diferentes este ano, devido a pandemia do novo coronavírus.

Para garantir o distanciamento social, o hospital não realizou o tradicional grito carnavalesco e, em substituição, levou orientações sobre higienização das mãos e uso correto da máscara de proteção, por meio do bloquinho da Saúde do HRBA.

A ação da unidade, mantida pelo Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, teve como foco os usuários que aguardavam por atendimento nas principais entradas da unidade.

A paciente oncológica Maria Olivete Soares, de 58 anos, que trata um câncer de mama, e que estava no hospital para um exame de rotina, aprovou a iniciativa.

“Essa ação é importante para a gente se proteger da Covid-19. Toda vez que chego aqui na unidade vou logo atrás de álcool em gel e sempre faço a higienização das mãos”, compartilha a paciente.

A ação contou com palestras das enfermeiras do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), com apoio do setor de Humanização. Durante a atividade foram distribuídos frascos de álcool em gel, além de ensinarem um passo a passo com a pia móvel da unidade, sobre as técnicas corretas de limpeza das mãos.

“Não temos motivos para festejar neste momento de enfrentamento à uma pandemia, mas podemos orientar. A mensagem de Carnaval do hospital para todos os seus usuários é a de que não podemos usar máscaras de fantasias e nem aglomerar, mas devemos usar as máscaras de proteção para manter a saúde em dia”, reforçou a supervisora de Humanização, Patrícia Nogueira.

Referência em tratamento da Covid-19

Desde março de 2020, a unidade é referência para o tratamento da Covid-19 na região Oeste do Pará. Já foram realizados mais de dois mil atendimentos relacionados aos casos suspeitos ou confirmados da doença.

Pertencente ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde desde 2008, o HRBA está entre os melhores hospitais públicos do Brasil, tendo conquistado este mês de fevereiro, a renovação da certificação nacional de excelência em seus atendimentos.

Com atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde), a unidade faz parte de um seleto grupo no Brasil – há seis anos consecutivos – que detém o certificado ONA 3 Acreditado com Excelência.






Fonte: Pró-Saúde

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço