Breaking News

Os danos dos acidentes envolvendo postes e veículos automotores


Equatorial Energia Pará alerta para os riscos dos acidentes de trânsito que resultam na quebra de postes de energia, conhecidos como abalroamento.

Acidentes envolvendo veículos automotores que resultam em quebra de postes, acontecem principalmente por conta do excesso de velocidade, direção sob efeito de álcool ou uso de telefone celular ao dirigir. No ano passado, a Equatorial Energia Pará registrou cerca de 2600 ocorrências de postes que tiveram que ser substituídos ou recompostos após o choque com veículos em vias públicas de todo o Estado. Só na Região Metropolitana de Belém e Santarém, esse número ficou em torno de 200 ocorrências, em cada cidade, seguido de Castanhal, com aproximadamente 110.

Os abalroamentos, como são conhecidos esses acidentes, colocam em risco a vida de motoristas e passageiros. Danos são causados à rede elétrica e à população, porque muitas vezes ocorrem interrupções do fornecimento de energia. Ainda de acordo com a distribuidora, só nos primeiros dias de 2020 já foram mais de 70 acidentes envolvendo veículos e postes em todo o Pará. 

O gerente de Manutenção da Equatorial Energia Pará, Adailson Andrade, alerta para o período pré-carnavalesco que já ocorre em algumas cidades do Estado. “É importante que nessa época de festas de ruas, em que as pessoas costumam ir de carro, a atenção seja redobrada e jamais dirigir sob efeito de álcool ao sair desses locais. Acidentes desse porte costumam deixar milhares de pessoas sem energia e colocam vidas em risco”, ressalta Adailson.

PREJUÍZOS - Quando há quebra de poste e rompimento de fiação, o custo mínimo de material e serviço é superior a R$ 4 mil. De acordo com o Artigo 927 do código civil, quem, por ato ilícito, causar danos a terceiros, fica obrigado a repará-lo. Dessa forma, o valor total dos reparos e os danos aos clientes devem ser pagos pelo motorista que podem ser acionados judicialmente, inclusive. 

Para evitar maiores transtornos a Equatorial Energia Pará desenvolve ações educativas e constrói defensas no entorno dos postes, que têm como objetivo amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes, ajudando a preservar a vida das pessoas que estão no veículo. 

Em casos de acidentes ou até mesmo de postes inclinados com risco de queda é importante reforçar que as pessoas não se aproximem de fios e cabos partidos ou, caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. 

Para as ocorrências dessa natureza, a distribuidora orienta que a população entre em contato imediatamente pela Central de Atendimento da companhia, pelo número 0800 091 0196, que fica disponível 24 horas por dia. 

Fonte: Equatorial Energia

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço