Breaking News

Janeiro Branco reforça a importância da dedicação diária à Saúde Mental


Preocupada em conscientizar a sociedade sobre a importância da Saúde Mental, a Care Plus conta com programas para cuidar do equilíbrio emocional.

Janeiro sempre é associado a um recomeço. Um momento de colocar as metas em prática e mudar tudo o que foi postergado até então. É um período, inclusive, em que muitas pessoas buscam por ajuda profissional para melhorar os cuidados com a saúde. Pensando nisso, em 2014, foi criado o Janeiro Branco, uma campanha dedicada a instruir a população sobre o tema da Saúde Mental.

A intenção da campanha é convidar todos a refletirem sobre suas vidas, seu sentido e seu propósito, a qualidade dos relacionamentos e o quanto as pessoas se conhecem, sabem de suas emoções, pensamentos e comportamentos. A ideia desse movimento é também criar uma cultura voltada para os cuidados com a mente, conscientizando todos a colocarem a saúde mental em evidência e, também, prevenir o adoecimento emocional.

“É muito importante falar sobre a saúde mental e ter informações corretas sobre o assunto. É preciso quebrar o tabu e o preconceito sobre o tema. Assim como outras doenças físicas, a mental tem igual importância e não se deve ter vergonha em procurar ajuda. É necessário disponibilizar e facilitar o acesso ao tratamento”, diz a psicóloga Melina Cury, coordenadora de psicologia da Care Plus. A médica ainda afirma que a prevenção e o cuidado devem começar dentro de casa: “Todos precisam ter atenção ao trabalho, nas escolas, nos serviços de saúde e até mesmo nas mídias, tratando a informação com ciência e ensinando às pessoas a se auto-observarem e se autocuidarem, mostrando o caminho da solução”.

Por esse motivo, a Care Plus criou o Mental Health, um programa pioneiro focado no equilíbrio emocional de forma humanizada, dedicada e personalizada, que conta com atendimento via telefone, 24 horas, sete dias por semana, e profissionais de diferentes especialidades, como psiquiatria, psicoterapia, Aba, Denver, entre outras.

“Para evitar a piora de sentimentos e estados emocionais, que são comuns às pessoas, como tristeza, raiva, angústia e ansiedade leve, é importante sempre observar o dia a dia, como estão as emoções e os pensamentos. Se um sentimento ruim dura muito tempo, se ele atrapalha a pessoa em executar outras funções, como trabalho, estudos, amizades, relacionamentos, também é fundamental observar a possível tensão em excesso em algumas partes do corpo e o surgimento de outros sintomas físicos. Nesse sentido, caso se perceba intensidade, longa duração de emoções e pensamentos ruins, é hora de buscar ajuda profissional”, defende Melina.

Vale lembrar que se a cabeça e o corpo possuem sinergia, eles “caminham” juntos; é muito importante cuidar da integração dos dois. Atitudes como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos com frequência, ir ao médico e ao dentista com regularidade, possuir momentos de lazer, ações prazerosas e visar conexões com pessoas que se gosta, são caminhos para uma vida mais leve, saudável e feliz.

Sobre a Care Plus

A Care Plus faz parte da Bupa, que tem presença em mais de 190 países. Há mais de 27 anos, fornece soluções de saúde premium, por meio de uma ampla gama de produtos (medicina, odontologia, saúde ocupacional e prevenção de doenças). É a principal operadora de saúde no Brasil no seu nicho de mercado, atendendo a mais de 1.000 empresas e cerca de 112 mil beneficiários.

Fonte: Barbara Godoy

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço