Breaking News

Os cuidados com a eletricidade no período chuvoso


Equatorial Energia Pará dá orientações para evitar acidentes envolvendo água e energia elétrica.  As fortes e duradouras chuvas que caracterizam o inverno amazônico ocorrem em todo o Pará, principalmente nos primeiros meses do ano. Diante desse quadro, também é necessário ficar em alerta aos cuidados relacionados à eletricidade, especialmente em casos de inundações, alagamentos e descargas atmosféricas. A Equatorial Energia Pará selecionou algumas dicas importantes para evitar acidentes, que podem ser de alta gravidade.

Para o representante da área de Segurança da Equatorial Energia Pará, Robson Oliveira, é importante ter cuidado redobrada quando se trata de eletricidade. “A nossa primeira orientação é ter atenção com as instalações elétricas internas da residência. É necessário sempre utilizar materiais adequados e com qualidade comprovada. Um fio descascado em um alagamento pode ser fatal”, explica Robson.

Outra dica é não utilizar equipamentos elétricos que estiverem molhados ou em locais inundados, pois estes fatores aumentam o risco de choque. Caso a chuva cause inundação na residência, chegando até o nível das tomadas, é necessário desligar o disjuntor imediatamente e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligar os disjuntores novamente.

Robson chama a atenção para os cuidados preventivos em lugares onde existam ocorrências de descargas atmosféricas. “Se estiver ao ar livre em situações de chuvas, é recomendável procurar um local seguro e longe de árvores, pois elas atraem raios e os galhos podem cair. Outra dica válida é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos, que também chamam os raios”, reforça.

Em acidentes com placas, telhas ou árvores sobre a rede elétrica, deve-se comunicar imediatamente a concessionária de energia por meio dos canais de atendimento (0800 091 0196) e só um profissional habilitado pode fazer a troca da fiação.

 Confira outros cuidados importantes:

 - Não faça uso de benjamins. Prefira os filtros de linha;

 - Evite goteiras perto de instalações elétricas, pois água conduz energia;

- Retire da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas;

 - Ao primeiro sinal de alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;

 - Não fique em áreas descampadas debaixo de chuva;

 - Procure ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;

 - Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com Equatorial Energia Pará. 

Nas situações emergenciais, os clientes podem entrar em contato com a concessionária por meio da Central de Atendimento no 0800 091 0196, que funciona 24 horas.

Fonte: Imprensa Equatorial Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço