Breaking News

Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de manipulação de alimentos


Os alimentos podem ser causadores de doenças, dependendo da quantidade e dos tipos de microorganismos neles presentes. Cuidados com a higiene e a manipulação dos alimentos é fundamental, portanto é preciso orientar os manipuladores sobre os cuidados na aquisição, acondicionamento, manipulação, conservação e exposição. As boas práticas de manipulação são regras que, quando praticadas, ajudam a evitar ou reduzir os perigos de contaminação e a evitar as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA's).

Pensando nisso, a Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), abriu nesta segunda-feira (11), as inscrições para o curso de Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos. O objetivo é oferecer segurança alimentar em Santarém.

As principais DTA's são causadas por infecção de Salmonella, Contaminação por Bacillus cereus, Infecção por Escherichia coli, dentre outras. Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, falta de apetite e febre.

A falta de esclarecimentos entre as pessoas que lidam com a higiene e manipulação de alimentos contribui de forma significativa para a contaminação, fazendo necessário adotar, através de capacitações, medidas sanitárias rigorosas na manutenção de um padrão adequado de higiene dos indivíduos que trabalham em serviços de alimentação. Por isso, a capacitação dos manipuladores faz toda a diferença para que a população possa dispor de um alimento saudável, livre de contaminação.

O curso é gratuito e tem como público-alvo qualquer pessoa que trabalhe com a venda e/ou com a manipulação de alimentos. Serão duas turmas com 50 participantes cada. No cronograma de conteúdo das aulas serão repassadas informações sobre armazenamento e preparo de alimentos, qualidade da água, distribuição e segurança alimentar, controle de saúde, higiene do manipulador, destino do lixo, higiene dos ambientes e dos utensílios, doenças transmitidas por alimentos, dentre outros.

O curso acontece nos dias 19, 20, 21 e 22 de março, pela manhã e tarde, nas dependências da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), localizado na Av. Moaçara, 735, bairro: Diamantino. As inscrições poderão ser feitas no prédio da Divisa, gratuitamente, encerrando assim que completar os 100 inscritos. Ao final, os participantes recebem certificado.

Leia também:

Fonte: PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço