Breaking News

Prainha e Monte Alegre já confirmaram 24 casos de sarampo na Calha Norte


O município de Prainha já registrou 26 notificações de casos de sarampo, sendo que 15 já foram confirmados. Em Monte Alegre já tem 15 notificações e 9 confirmados. A região da Calha Norte Paraense só está atrás de Santarém que tem o maior caso de sarampo do Estado do Pará, possui atualmente 116 casos notificados e 39 confirmados.

O 9º Centro Regional de Saúde, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com os municípios, está intensificando a vacinação da população para conter o surto de sarampo no oeste do Pará. No município de Santarém, o trabalho está sendo desenvolvido junto com a Secretaria Municipal de Saúde, principalmente em escolas e empresas, onde há grande aglomeração de pessoas.

Segundo a diretora do 9º CRS, Marcela Tolentino, uma equipe de técnicos já esteve no Alto Arapiuns para vacinar a população indígena que vive naquela região. “Também houve vacinação nas escolas de Monte Alegre, onde já foram confirmados nove casos da doença”, acrescentou a diretora.

No município de Prainha houve uma reunião, na última quarta-feira (27/02), com o secretário municipal de Saúde, Paulo Ricardo Corrêa da Silva, para que o 9º CRS e o município coloquem em prática o Plano de Enfrentamento do Sarampo aprovado pela Sespa, que deverá ser desenvolvido durante os próximos 30 dias. Os recursos financeiros, no valor de R$ 120 mil, foram repassados pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Sespa e serão utilizados em pessoal, veículos, combustíveis e aquisição de insumos para a vacinação e busca ativa de casos de sarampo.

A intensificação da vacinação tríplice viral e busca ativa de casos de sarampo em Prainha terão como referência as três Unidades de Saúde da Família localizadas em Boa Vista do Cuçari, Santa Maria do Uruará e Pacoval. Cada Unidade de Saúde contará com uma equipe formada por um enfermeiro, um técnico de enfermagem para a sala de vacina e três equipes volantes, com três técnicos de enfermagem cada uma. Cabe às equipes volantes fazer a busca ativa de casos suspeitos de sarampo e a imunização seletiva com a vacina tríplice viral.

Situação epidemiológica – Em 2018, o Pará notificou 267 casos suspeitos de sarampo, dos quais 67 foram confirmados, incluindo dois óbitos de refugiados venezuelanos que estavam em Belém. Nos dois primeiros meses de 2019 já foram notificados 34 casos, dos quais 18 foram confirmados. No total, são 301 notificados, dos quais 87 confirmados, 185 descartados e 29 que permanecem sob investigação.

MONTE ALEGRE

Buscando intensificar a vacinação contra o Sarampo, a Prefeitura de Monte Alegre através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o dia D de Combate ao Sarampo na quinta-feira 28, onde todas Unidades de Saúde da Zona Urbana estiveram abertas até às 18h,atendendo ao público Alvo de 1 ano até 49 anos de idade para estar verificando as cadernetas de vacinação e vacinando quem ainda está precisando completar o esquema vacinal, que são de duas doses até 29 anos de idade e a partir de 30 anos até 49 anos de 1 dose da vacina Tríplice Viral.

Quem não foi vacinado pode procurar qualquer unidade de saúde do município e levar sua carteira de vacinas para verificação.

Fonte: RG 15/O Impacto e TCN News

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço