Breaking News

Alunos hospitalizados terão aulas de matemática com jogos educacionais dentro do currículo escolar

Protocolo entre a Secretaria de Educação do Estado de SP e a Matific Brasil deve beneficiar mensalmente cerca de 1,2 mil estudantes da rede pública.

A partir do primeiro semestre de 2018, todos os alunos em classes hospitalares do Estado de São Paulo terão aulas de matemática com o apoio de jogos digitais de conteúdo pedagógico da Matific Brasil, startup israelense que atua com gamificação da matemática desde a educação infantil até o sexto ano.

Fruto do protocolo de intenções da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo com a Matific Brasil, assinado em 1º de dezembro do ano passado, a parceria acontece de forma gratuita para o governo estadual, que fornecerá a lista de classes hospitalares e apoiará as ações desenvolvidas. Cerca de 1,2 mil estudantes da rede pública devem ser beneficiados mensalmente pela iniciativa.

A plataforma da Matific conta com 1,6 mil jogos pedagógicos alinhados com o currículo do Estado de São Paulo. A empresa também disponibiliza cerca de 600 planos de aula para contribuir com a organização da aula, além de relatórios de desempenho dos alunos de forma automática e em tempo real. O programa é online e tem atualizações a cada seis semanas, com acréscimo de jogos e outras funcionalidades.

“O uso da tecnologia de jogos educacionais, seja na sala de aula ou seja nas classes hospitalares, estimula a criatividade e a autonomia para novas descobertas e para a construção de uma aprendizagem motivadora e significativa, contribuindo de forma decisiva no processo de ensino”, ressalta Léa Schuster Albertoni, do departamento de Pediatria da Unifesp e gestora do programa de atendimento ao estudante em contínuo tratamento de saúde do Hospital São Paulo.

A Matific já atua em mais de 100 escolas públicas e 160 escolas particulares e, recentemente, foi a vencedora do PitchGov 2017 no âmbito da Educação. “A Matific promove uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajar os alunos em situações cotidianas, também estimula a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo. Além disso, fornece aos professores dados de desempenho de seus alunos em tempo real, o que permite a personalização das atividades de acordo com o momento de aprendizagem de cada aluno”, explica Dennis Szyller, diretor da Matific Brasil.



A Matific é uma empresa startup israelense que desenvolveu um premiado sistema educacional de matemática, projetado por uma equipe de especialistas e professores de matemática, engenheiros de software e desenvolvedores de jogos. A pedagogia é baseada no trabalho do professor Raz Kupferman da Universidade Hebraica (Hebrew University) em Jerusalém, e do professor Shimon Schocken do Centro Interdisciplinar de Herzelia. O sistema Matific é adotado em mais de 40 países, com um milhão de alunos, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. É utilizada atualmente por 100 mil alunos brasileiros, de 250 colégios públicos e privados, desde a educação infantil até o sexto ano. A plataforma conta com 1,6 mil jogos educacionais de matemática e possui uma média de 50 mil jogos executados por dia no Brasil.

Fonte: Agência Health

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço