Adyen foi a adquirente escolhida para impulsionar o e-commerce da Imaginarium
A maior rede de presentes e decorações criativas do Brasil aposta na adquirência da Adyen e na digitalização da experiência de compras para impulsionar os negócios da marca no mundo digital e mobile
A Adyen, empresa de tecnologia que está reinventando os pagamentos na economia global, foi escolhida pela Imaginarium para ser a adquirente que cuidará de todas as transações na plataforma de e-commerce da marca, que já representa mais de 10% de todo o faturamento da empresa.
Fundada em 1991, em Florianópolis (SC), a Imaginarium foi criada com o objetivo de vender produtos divertidos e com designs criativos, conceito que cresceu para 219 franquias e mais de 3 mil pontos de vendas. A partir de 2006, a empresa decidiu ampliar ainda mais seus canais de venda com o lançamento da loja virtual, que está apostando na experiência de consumo e nas vendas mobile para manter o ritmo acelerado de crescimento nos próximos anos.
Segundo Túlio Santiago da Rocha, supervisor de e-commerce da Imaginarium, as transações mobile desempenham papel importante no crescimento das operações digitais e apresentam um share cada vez mais relevante nos negócios, já ultrapassando as compras via desktop na plataforma da marca.
Para o executivo, é preciso dar atenção crescente a esse público, buscando maximizar a experiência oferecida nos dispositivos móveis, principalmente os smartphones. Isso inclui estratégias de marketing para conquistar novos clientes via acesso mobile, aumentar o ponto de contato com a marca e manter o foco na qualidade do atendimento. “Sem dúvida ter uma operação digital e principalmente mobile é essencial. As pessoas estão cada vez mais conectadas e a marca que não tiver essas estratégias como top of mind vai desaparecer no futuro”, afirma Rocha.
Clientes são fidelizados pela experiência digital
Um dos grandes responsáveis pelo sucesso da Imaginarium é a experiência de compras, que nas lojas físicas compreende desde a entrada do cliente em um ambiente criativo e dinâmico, até a qualidade do atendimento e o sentimento de exclusividade ao sair da loja com um dos produtos. No e-commerce, como o cliente não está fisicamente presente, o conceito de oferecer uma experiência boa se resume à eficiência proporcionada pela plataforma no ciclo de compras do consumidor, como velocidade, simplicidade e confiabilidade.
Para Túlio Santiago da Rocha, supervisor de e-commerce da Imaginarium, a experiência de compras para o cliente digital precisa ser o mais simples e transparente possível, otimizando as etapas de check-out e informando o cliente do status de cada processo para ele conseguir acompanhar as compras. Segundo ele, o segredo está em fazer isso de forma personalizada e com o uso de dados para entender as necessidades e as preferências de cada cliente.
“Para fidelizar o cliente e gerar uma relação de confiança, tanto nos canais físicos como nos digitais, é essencial prestar atenção nos hábitos de consumo dele e evitar que a experiência de compras seja interrompida por atritos, como falsos positivos ou falta de automação no processo”, afirma Rocha. “A ferramenta da Adyen facilita muito esse monitoramento e isso nos poupa tempo da equipe, que utilizamos para focar em novas estratégias de vendas e relacionamento”, diz.
Segundo o vice-presidente sênior da Adyen para a América Latina, Jean Christian Mies, realizar parcerias com empresas inovadoras que estão crescendo com sucesso no mundo digital e mobile, como a Imaginarium, faz parte das estratégias da Adyen para apoiar o varejo brasileiro na transformação digital. “Ainda vemos muito espaço de crescimento para o e-commerce no Brasil, mercado que está em contínua ascensão e exigindo soluções inovadoras de pagamentos que se diferenciam de sistemas antiquados, criados para o mundo físico”, conclui Mies.
Parceria com a Adyen possibilitou crescimento sustentável do e-commerce
De acordo o head de Marketing e Digital da Imaginarium, Gilberto Carvalho, o maior desafio da empresa é fazer o e-commerce ganhar escala e manter ferramentas capazes de sustentar esse crescimento, alguns dos motivos da escolha pela plataforma da Adyen, primeiro como gateway (serviço que processa as informações entre as partes), e agora como adquirente.
"No comércio online, é preciso trabalhar com parceiros que tenham credibilidade e ofereçam segurança, rapidez e eficiência para escalar a operação em qualquer dispositivo", diz Carvalho. "Vemos os pagamentos como diferencial competitivo de duas maneiras: quando melhora a experiência do usuário; e no combate à fraude, nos ajudando a encontrar o equilíbrio entre defesa e aprovação das transações", completa.
Ainda, segundo o executivo, a visão da Imaginarium é que o provedor de tecnologia, incluindo de pagamentos, deve ser mais do que um fornecedor de serviços, e ser capaz de aumentar as receitas de uma empresa. É assim que o fornecedor mostra seu diferencial.
A Adyen é a única a oferecer uma plataforma integrada de pagamentos, atendendo de ponta a ponta o ciclo com serviços de gateway, gestão antifraude e adquirência. Por contemplar todo o ciclo das transações, a Adyen possui uma visão completa da operação e consegue desvendar os insights de dados da "caixa preta" do fluxo de pagamentos que as empresas necessitam para melhorar a experiência de compras.
Sobre a Adyen
A Adyen é a fintech de tecnologia que está reinventando os pagamentos para a economia global. Somos o único adquirente com infraestrutura integrada que conecta e-commerces diretamente às bandeiras, como Visa, Mastercard e outros métodos de pagamento locais, processando pagamentos de forma eficiente e inteligente nos canais online e mobile. A Adyen está presente no Brasil desde 2011, com escritório em São Paulo, dobrando de faturamento ano a ano e conquistando clientes como Uber, 99, Netflix, Netshoes, Dafiti e Magazine Luiza. A Adyen possui mais de 4.500 clientes globalmente e é a escolha de 7 das 10 maiores empresas digitais dos EUA.
Sobre a Imaginarium
Criada em 1991, a Imaginarium consolidou-se como a marca líder em presentes criativos e inovadores no mercado brasileiro, além de ser reconhecida nacional e internacionalmente por antecipar conceitos e tendências em eletrônicos, utilitários e presentes. A inovação é característica fundamental da marca que busca surpreender seus consumidores, lançando 400 novos itens por ano. A empresa fechou o faturamento de 2016 em R$ 230 milhões e registra crescimento de 15% em relação a 2015. A marca contabiliza 211 operações exclusivas por todo o país: 197 lojas em shoppings e 14 lojas de rua. Em 2017, a Imaginarium prevê a abertura mais 25 operações franqueadas e tem previsão de crescer 15%.
O Grupo Imaginarium contempla ainda as unidades de negócio Ludi, focada em presentes e licenciamentos, e destinada a multimarcas; e MinD, que se associou ao grupo em 2016 e busca oferecer uma experiência personalizada, divertida e acessível de decoração, por meio do serviço de guideshop. Facebook: SigaImaginarium | Instagram:@sigaimaginarium | Twitter: @sigaimaginarium | Pinterest: ImaginariumFundesign | Youtube: sigaimaginarium | Feed: Blog Imaginarium
Fonte: ADYEN
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