Centro Cultural João Fona recebe exposição "Maria Mãe de Todos"
A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em parceria com a Diocese de Santarém estará com a exposição "Maria Mãe de Todos" nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF), no período de 8 de junho a 8 de julho, a partir das 20h.
Tratam-se de 11 obras em argila, sendo uma delas com duas peças, com representações de santas produzidas pelo artista ceramista Carlo Cury, natural de São Paulo. A atividade está relacionada as comemorações do 100º Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos católicos do município santareno.
Segundo o titular da pasta da cultura no município de Santarém, Luis Alberto Figueira, a técnica utilizada pelo artista Carlo Cury é a vernissage. '"O artista apresenta o resultado do aprendizado que teve com o mestre Wandecok Cavalcanti, com quem aprimorou os conhecimentos técnicos e conceituais com a utilização vernissage.
Ele destaca que surgem na cerâmica, rico caminho para criar mecanismos visuais nos quais se pode aprofundar o diálogo com aquilo que se costuma chamar de realidade, produzindo peças figurativas de diversos santos católicos", detalhou.
A exposição já passou por Caraguatatuba (SP), São José dos Campos (SP), Monteiro Lobato (SP) e agora traz as belezas de Maria a Santarém (PA), na Amazônia. "Estão presentes nas peças os elementos iconográficos referentes a cada santo e por vezes as imagens recebem ornamentos como mantos, coroas e broches", explica o artista Carlo Cury.
Sobre o artista e ceramista Carlo Cury
Natural de São Paulo é formado em Arquitetura pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (SP). Mas foi nas artes plásticas que construiu carreira com uma extensa produção. O desenho foi uma de suas primeiras formas de expressão. Em 2012 participou da formação do grupo Ubuntu, na cidade de Caraguatatuba (SP), que reúne artistas plásticos na linguagem tridimensional.
Este grupo desenvolve projetos coletivos como o "Projeto Origens". Cury tem realizado pesquisas sobre a cerâmica de povos nativos no Pará, Amazonas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, visitando museus e aldeias indígenas.
Fonte: PMS, Centro Cultural João Fona
Nenhum comentário
Postar um comentário