Startup curitibana usa tecnologia indiana em aplicativo médico
Para atender a demanda do mercado nacional, serviços foram criados para agilizar atendimento de usuários.
Agilidade é a palavra que está por trás de um novo aplicativo que promete deixar mais prático e seguro o atendimento médico. O HealthYou permite o acesso na ponta dos dedos aos registros de saúde, históricos médicos, exames laboratoriais, relatórios e condições gerais. A ferramenta já funciona nas cidades de Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
O HealthYou foi desenvolvido em Curitiba em parceria com uma empresa indiana. A tecnologia utilizada já existia, o que aconteceu foi o desenvolvimento de um ecossistema de serviços para que os processos atendessem o propósito do aplicativo. “A parceria se deu por conta da tradição que o país possui na utilização do chamado cartão de saúde. Na Índia, existe o hábito de utilização deste tipo de tecnologia que provê a correta forma de armazenar dados de saúde do paciente, com segurança, performance e disponibilidade”, explica Eduardo Zifchak, diretor de TI da HealthYou.
O país é pioneiro no desenvolvimento de padrões amplamente difundidos e utilizados para plataformas de aplicações médicas. “Do ponto de vista de tecnologia em informática médica, fomos atrás do que há de melhor, o que nos deu segurança e liberdade para a construção de todos os serviços que disponibilizamos e os que ainda disponibilizaremos aos usuários”, complementa.
O aplicativo é apenas parte do negócio da startup curitibana. Existe todo um ecossistema sendo desenvolvido com serviços de integração, segurança da informação, entre outros, que são necessários para que seja possível fazer a ponte entre o paciente e o serviço de saúde.
O principal diferencial do HealthYou, além de permitir que o usuário tenha seu histórico médico sempre à mão, é oferecer uma série de serviços como agendamento de consulta, compra de medicamentos, integração com farmácias e hospitais, além de outras funcionalidades criadas para atender a demanda do mercado. “Atualmente temos mais de 20 serviços, mas a ideia é sempre oferecer mais, por isso, novos serviços serão criados para ajudar os usuários”, diz Zifchak.
Segurança
O histórico médico dos usuários é mantido em servidores em nuvem de alta disponibilidade e com certificação HIPAA. Isso permite que o prontuário esteja disponível onde quer que o usuário esteja, em qualquer parte do mundo.
Além da segurança da informação, a arquitetura conceitual empregada só foi possível com a infraestrutura moderna de desenvolvimento em nuvem, que permite a disponibilização de possibilidades de serviços de forma virtualmente infinita. “Um exemplo é o HealthPoints, que permite que o usuário reduza seus custos relacionados à saúde. Ou a capacidade de realizar agendamentos diretos com profissionais e estabelecimentos da rede credenciada, de forma rápida e prática, ou ainda ser assistido pela nossa equipe para os casos em que ainda não estejamos integrados. É como um serviço de concierge. Nada disso é oferecido de forma tão ampla em outras plataformas”, explica Zifchak.
Usabilidade
O aplicativo é gratuito no momento do download e instalação. Ele funciona com a apresentação de publicidade para a versão gratuita e com possibilidade de upgrade para um dos planos disponíveis. O que remove a publicidade e dá acesso a serviços avançados. Para o usuário, toda a interação relacionada com seu histórico médico será por meio do aplicativo, além de e-mails e SMS’s para a utilização de todos os serviços integrados.
“O aplicativo propriamente dito foi desenvolvido pelo nosso time na Índia e no Brasil e está disponível para as plataformas Android e iOS e utiliza as metáforas de utilização tradicionais dos aplicativos destes sistemas operacionais. Quer dizer, o usuário que utiliza o aplicativo não deverá ter qualquer dificuldade na sua utilização. É intuitiva e prática”, reforça.
Para conhecer todos os detalhes sobre o HealthYou, que está disponível para os sistemas Android e iOS, acesse o sitewww.healthyou.com.br
Fonte: Startup, Rubens Binder
Nenhum comentário
Postar um comentário