Breaking News

Peers Consulting - Qual é a melhor tecnologia para o meu negócio?

Qual é a melhor tecnologia para o meu negócio? 

Por Paulo Morais, Consultor Sênior da Peers Consulting*

“A tecnologia move o mundo”, já dizia Steve Jobs vendo sua empresa liderar o ranking das marcas mais valiosas do mundo. Há quem não concorde, mas a tecnologia é um organismo vivo na sociedade e todo pequeno (ou grande) avanço provocado por ela é um caminho sem volta. Quantas vezes você já se pegou pensando: “como eu conseguia viver sem isso?!”. 

Quando a gente descobre um novo recurso tecnológico e decide aplicar no dia a dia, geralmente pesquisamos sobre aquilo (ou alguém nos ensina) e está tudo certo. Mas agora me responda: você faz ideia de como é isso no mundo dos negócios? Já se perguntou como as empresas aderem às novas tecnologias, tendo o discernimento do que é aplicável ou não àquela realidade e objetivo empresarial? 

Pois bem. Hoje o mercado conta com um profissional integrador que assume o papel de ser o elo entre o negócio e a tecnologia. Eles são chamados de BRM´s (Business Relationship Managers) ou BP (Business Partner). Em algumas empresas, áreas específicas dentro de TI são criadas para realizar essa função, pois a relação entre tecnologia e negócio está cada vez mais simbiótica. 

O objetivo do integrador em um projeto é unir, em prol de um mesmo objetivo, a área demandante com a área fornecedora do sistema. Ele irá atuar como viabilizador das atividades necessárias para que o projeto atinja os resultados esperados. 

O integrador é, nesse contexto, o profissional que associa todas as competências técnicas com as competências adicionais de conhecimento em projetos, relacionando-os ao negócio (ou área funcional responsável), o que torna mais efetiva a condução do mesmo. 

Essa necessidade deve-se ao fato das áreas de negócios não terem conhecimento técnico adequado para discutir requisitos de sistema na linguagem que seja suficiente para o time de tecnologia entender por se tratar, geralmente, de assuntos com alta complexidade. O contrário também se aplica. 

É por essas e outras que, em diversas ocasiões, a equipe de tecnologia encontra dificuldades em propor soluções técnicas que melhor atenda o negócio. Essa dificuldade, infelizmente, traz o estigma para a área de tecnologia como uma simples “tiradora de pedidos”. 

Nesse sentido, o papel do integrador de tecnologia na transformação digital passa a ter um caráter consultivo e estratégico, indo além da implementação de projetos, os quais são meros tradutores das vontades das áreas demandantes. O integrador ajusta os anseios do negócio com o que tem de mais novo em tecnologia como, por exemplo, cloud, big data, analytics, mobilidade e redes sociais. 

Com a evolução itinerante e incansável do mundo tecnológico, a transformação digital que as companhias estão passando e a necessidade de entrega por resultados cada vez mais rápidos (ao menor custo) pressiona a área de TI para ser cada vez mais assertiva na entrega de valor. 

Para você ter uma ideia, um estudo divulgado pelo Gartner mostrou que 84% de CEO’s e executivos acreditam que, em até três anos, haverá uma mudança moderada a significativa na área de TI. A pesquisa também mostrou uma parcela de 9% que vislumbra um avanço tecnológico quase irreconhecível se comparado ao que é praticado hoje. 

E aí entramos na seara do investimento. Se você pensar bem, o custo adicional ao incluir a figura do integrador no projeto volta para a empresa em forma de ganhos de tempo, de qualidade em processos e de assertividade nas entregas.

As empresas ativas e rentáveis do mundo inteiro reverenciam a área de TI e reconhecem a necessidade constante de investimentos. Elas já sentiram na pele que a transformação digital é um tsunami que, de tempos em tempos, dá as caras e é preciso saber tirar o melhor proveito possível. 

*Sediada em São Paulo e com atuação em todo país, a Peers desenvolve ou já desenvolveu projetos para empresas como Advent International, Carlyle, BTG, Boticário, Movida, Axa, TCP, Kroton, Quero-Quero, Allied, Scalina, Ferrero, Aon, Grupo Cataratas e Instituto Sonho Grande entre outras.

Fonte: Medialink Comunicação, Peers Consulting

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço