Breaking News

Academia ECOFIT CLUB combate obesidade com programação especial para adolescentes

Obesidade entre adolescentes: especialista explica a importância da atividade física.


Os dados são alarmantes. O número de crianças e adolescentes obesos aumentou dez vezes em 40 anos. O grupo de indivíduos entre 5 e 19 anos que estão acima do peso saltou de 11 milhões na década de 70 para 124 milhões em 2016. Esta foi a faixa etária que registrou maior avanço no excesso de peso.

Por aqui, 8,4% dos brasileiros de 12 a 17 anos estão obesos. Somando-se à fatia de 17,1% dos adolescentes que têm apenas sobrepeso, conclui-se que o país tem 25,5% de seus jovens pesando mais do que deveriam.

Pesquisadores ressaltam que a atividade física pode ter impacto direto na obesidade do adolescente. Além de fatores genéticos e individuais, fatores ambientais têm grande influência no problema. Especificamente nesta idade, o grande aporte de calorias e a baixa quantidade de exercícios, ou seja, o erro alimentar e o sedentarismo, são os principais responsáveis por grande parte dos casos.

É consenso entre os especialistas que a mudança de estilo de vida é o principal meio para a redução e o controle do peso. Neste cenário, o estímulo à atividade física tem importância fundamental. Thiago Fernandes, professor da academia sustentável Ecofit Club e especialista no trabalho com este público, concorda.

“A atividade física regular favorece desde o crescimento saudável até o rendimento escolar, abrangendo a saúde física e a mental”, afirma o profissional. Nesta faixa etária, os exercícios podem ser feitos diariamente ou, no mínimo, três vezes por semana, sempre entre 45 minutos e uma hora e com acompanhamento de um profissional.

A Ecofit Club apresenta uma programação completa voltada exclusivamente para esta idade, com modalidades variadas, como danças, lutas, esportes aquáticos e de quadra. A academia divide os alunos em dois grupos (10 a 13 e 14 a 16 anos) para trabalhar as particularidades de cada faixa etária. 

Segundo Fernandes, a ida periódica dos adolescentes à academia contribui, também, para o desenvolvimento social, despertando sentimentos como cooperação, união, disciplina, respeito e responsabilidade. “É nosso papel fazer com que eles parem de deixar a atividade física para segundo plano e de reconhecer como principais distrações os computadores, vídeo games e celulares”.

Dados – Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2022 haverá no mundo mais crianças e adolescentes com obesidade do que abaixo do peso. Hoje, cerca de 10% dos jovens brasileiros acima do peso sofrem de hipertensão, sendo que quase um quinto deles poderia não ter esse problema caso não fossem obesos.

A obesidade pode ocasionar aos adolescentes aumento no colesterol, pressão alta, diabete, problemas ortopédicos, baixa autoestima e até depressão. Além disso, há uma série de consequências na vida adulta, como uma maior probabilidade de encarar doenças como acidente vascular cerebral, infarto precoce e alguns tipos de câncer, além de menor expectativa de vida.

Sobre a Ecofit
Inaugurada em 2005, a Ecofit Club surgiu com o objetivo de oferecer um novo conceito em qualidade de vida, melhorando o dia a dia das pessoas por meio da atividade física prazerosa.

A proposta da academia é desenvolver não apenas o bem-estar como também o comportamento sustentável dos alunos, praticando e promovendo ações ecológicas e contagiando aqueles que convivem em seu meio ambientalmente responsável.
Com infraestrutura completa, oferece mais de 100 atividades voltadas para todas as idades, apresentando programas desenvolvidos especialmente para bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.Seu time de profissionais alia princípios e valores levados a sério às mais modernas práticas do mercado.

Construída com materiais reciclados, sua arquitetura diferenciada foi planejada para aproveitar a iluminação natural, gerar economia de energia e aproveitar a água da chuva, entre outras iniciativas que fazem da Ecofit Club um ambiente próprio para exercitar e relaxar corpo e mente.

Com a consolidação do seu modelo de negócios rentável, apresentando anualmente sólidos números de crescimento, criou um programa de franquias, com a idealização da Franquia Aclimação, inaugurada em agosto de 2017.



Fonte: Agora Comunicação, Obesidade entre adolescentes, Obesidade

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço