Breaking News

Roca Brasil Cerámica investe na Realidade Virtual para ampliar negócios

 


Experiência de Realidade Virtual, que ocorreu na Roca Brasil Cerámica / Divulgação 


A estratégia fez enorme sucesso durante os 15 dias de Avant Première da empresa e, já reverbera

em excelentes negociações para as marcas Roca Cerámica e Incepa, em 2023

Reconhecida por estar sempre à frente em seu mercado ao trazer inovações tecnológicas aos seus métodos produtivos, equipamentos, assim como em suas séries de revestimentos, a Roca Brasil Cerâmica – empresa que faz parte do Grupo Mexicano LAMOSA e responsável pelas marcas Roca Cerámica e Incepa – também atua de forma pioneira no uso da tecnologia para a apresentação de seus lançamentos, assim como na missão de aproximar lojistas parceiros e produtos, sempre de forma imersiva.

 

No início deste ano, em parceria com o escritório de arquitetura Arquitecto e a VR do Brasil, a Roca Brasil Cerámica surpreendeu novamente ao criar uma experiência de Realidade Virtual Multiusuário durante a sua aclamada Avant Première, para que seus clientes pudessem conferir como seria uma casa revestida com as principais novidades. Foi adaptada a tecnologia de um dos games da empresa paranaense VR do Brasil, com concorrentes apenas na Rússia, China e EUA, mas inédita no segmento de arquitetura, que mistura conceitos de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista. Essa alternativa, também inovadora no entretenimento, é uma importante ferramenta no segmento de arquitetura e construção, alçando a Roca Brasil Cerámica como precursora nesse tipo de imersão em crescimento no mundo inteiro.

 

Com o uso de óculos VR, os participantes puderam caminhar por um espaço físico pré-determinado, sempre com o auxílio de uma equipe de instrutores, a fim de visualizar, em primeira mão, os novos revestimentos das marcas Incepa e Roca Cerámica. A partir desta vivência foi possível sentir-se dentro de um projeto arquitetônico, onde as sensações e percepções são totalmente diferentes.


Momentos de experiências e interações entre os participantes durante a imersão na Realidade Virtual da Roca Brasil Cerámica / Divulgação


É uma honra estarmos entre as primeiras empresas do mundo, no segmento da construção civil, a usar esse tipo de tecnologia. Muito além de conferir as novidades em nosso showroom, agora nossos parceiros também conseguem visualizar como os produtos ficarão após serem instalados nos ambientes, por meio da realidade virtual. Essa estratégia proporciona uma confiança ainda maior dos clientes em nossas marcas, assim como contribui para a realização de negócios ainda mais promissores no decorrer de 2023”, comemora Sergio Wuaden, Managing Director da Roca Brasil Cerámica.


A tela presente no local da atividade mostra a mesma ambientação que os participantes estão vendo pelos óculos de Realidade Virtual, de forma a orientar os monitores e aguçar a curiosidade dos próximos participantes / Divulgação


“Ao retornarmos para o espaço físico, não poderíamos esquecer do salto de inovações tecnológicas que demos nos últimos anos. Por isso, ampliamos ainda mais as nossas possibilidades, ao trazer a experiência da Realidade Virtual a todos os presentes do evento. Por meio de uma experiência imersiva e de gamificação, os participantes puderam sentir que estavam verdadeiramente dentro de um apartamento decorado. Nosso intuito foi estimular os sentidos e enriquecer ainda mais essa oportunidade”, revela Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica. 


O início de tudo 

Em razão da inviabilidade em realizar eventos presenciais por causa da pandemia do Coronavírus, a Roca Brasil Cerámica aderiu ao mundo virtual para apresentar seus mais recentes produtos. A partir de ações inéditas, em duas edições de sua Avant Première (em 2021 e 2022 em formato online), a empresa proporcionou o contato de seus clientes com seus principais lançamentos de duas formas diferentes. Em 2021, um showroom virtual foi mostrado pela primeira vez (em que foi possível acessar as novidades via computador, celular ou por óculos de realidade aumentada) e, em 2022 ocorreu uma experiência em que as equipes comerciais tiveram acesso ao Metaverso.  


Experiência de Realidade Virtual, que ocorreu na Roca Brasil Cerámica / Divulgação


Ambas as iniciativas foram recebidas com enorme sucesso, cenário que contribuiu para que as atividades online continuassem agora, em 2023, mesmo com o retorno presencial do evento na fábrica do Paraná. Sendo assim, na edição deste ano, uma robusta estrutura foi organizada para recepcionar os principais parceiros do varejo e engenharia que, além de conhecerem as novidades em primeira mão, participaram de rodadas de negócios e, puderam vivenciar a Realidade Virtual, de forma a criar uma relação ainda mais próxima com universo das marcas Roca Cerámica e Incepa.

 

“Nossa expectativa é que esse formato híbrido permaneça atuante em nossos eventos futuros. Ideias como essa só se tornaram reais porque somos motivados pelos desafios”, conclui Christie Schulka.


Sobre a Roca Brasil Cerámica  

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.

 

Para tanto, a empresa investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica – como é o caso da Supercompactadora Contínua+, adquirida pela Roca Brasil Cerámica em 2014, e com operação iniciada em 2015. Além dela, o processo de produção dispõe de um forno de 180 m e um sistema de polimento com 60 cabeças, capazes de diminuir o uso de energia, tornando o processo mais sustentável quando se comparado com as tecnologias tradicionais. Assim, sustentabilidade e beleza andam lado a lado, criando linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e Superformatos, capazes de atender aos mercados de revestimento e moveleiro.

 

Desde o fim de 2021 pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Hoje, o Grupo Lamosa ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de m².


Fonte: Karina Monteiro

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço