Confira dez desafios que startups mais precisam enfrentar
Fundadora da Start Growth cita principais dores e soluções das empresas que querem potencializar o crescimento e a performance
Inovação e escalabilidade são características comuns às startups, empresas que normalmente estão em um estágio inicial de desenvolvimento, mas querem levar ideias inovadoras rapidamente para o mercado. Em um caminho que envolve muita tecnologia e cultura empreendedora, são muitos os desafios e dores a serem enfrentados, entre eles a falta de recursos financeiros e a intensa concorrência.
Para Marilucia Silva Pertile, mentora de startups e co-fundadora da Start Growth, empresa que cria máquinas de marketing e vendas para startups que desejam potencializar seu crescimento e performance, é importante entender que apesar do “glamour” que envolve o nome startup, na vida real nem tudo são flores. “As pessoas estão rodeadas por startups e, muitas vezes, nem sabem. Empresas como Nubank, Uber e Ifood fazem parte do dia a dia de muitos e começaram como negócios que buscavam escalar através do uso de muita tecnologia. Mas quantos desafios tiveram que vencer? Nem sempre se conhece essa parte”, avalia.
A especialista explica que cada startup é única e tende a enfrentar dores diferentes ao longo do processo, por isso é importante contar com orientação certa, uma equipe resiliente e muita versatilidade para adaptar rapidamente planos de negócios e aproveitar oportunidades. “Startups têm uma cultura muito própria que é voltada a objetivos rápidos e escaláveis. É preciso atenção a detalhes, rapidez de adaptação e contar com orientação adequada ao longo do tempo para minimizar riscos e conseguir mais resultados “, afirma.
Confira dez desafios comuns às startups, segundo a co-fundadora da Start Growth:
- Falta de recursos: Boa parte das startups têm recursos financeiros limitados, especialmente se não contam com nenhum investidor anjo ou fundo que decida investir no negócio. Nesse caso, pode ser mais difícil aprimorar o produto, contratar pessoas ou pôr em prática uma boa estratégia de marketing.
- Intensa concorrência: Um cenário extremamente competitivo faz com que seja mais complicado conquistar mercado, investidores e construir uma base sólida de clientes.
- Gestão de talentos: Startups precisam de bons profissionais que tenham conhecimento e motivação para enfrentar os diversos desafios que uma empresa que ainda está crescendo - e em ritmo rápido - precisa. As contratações nem sempre são fáceis em razão da disputa por candidatos e de questões financeiras.
- Escalar: É o principal objetivo de uma startup e também uma das maiores dores, já que nem sempre é fácil escalar de forma eficiente.
- Riscos tecnológicos: Dependendo da área de atuação, uma startup pode ter que lidar com grandes desafios relacionados ao desenvolvimento de softwares e segurança, especialmente se forem fintechs, insurtechs e afins.
- Ter um fluxo de caixa saudável: Muitas vezes uma startup começa com recursos financeiros que parecem suficientes, porém eles terminam antes do esperado. Neste cenário, torna-se difícil manter um fluxo de caixa saudável e é preciso agir rápido e pensar em alternativas.
- Questões legais: Nem sempre a legislação estará adaptada suficientemente para que o negócio de uma startup possa caminhar no ritmo desejado. Diversas vezes será preciso lidar com burocracias e regulamentações engessadas ou complexas.
- Aquisição de clientes: Em um cenário de grande concorrência e, muitas vezes, poucos recursos financeiros, se torna desafiador conseguir clientes.
- Criar demanda: Quando a startup está inovando e tentando mudar o status quo, é preciso trabalhar para que o público em potencial entenda essas mudanças e perceba que existe uma necessidade de aceitá-las.
- Adaptação a mudanças no mercado: O mercado pode mudar em um piscar de olhos, de forma que as startups precisam ser rápidas para se adequar e ajustar estratégias, mesmo sem ter, muitas vezes, recursos financeiros ou tecnológicos para isso.
Sobre a Start Growth
A Start Growth começou a investir em startups em 2014 e, de lá para cá, vem ajudando no desenvolvimento de negócios escaláveis e na formação de empreendedores. Através do método Start Growth Method, a Start Growth já ajudou a tirar muitos negócios do “vale da morte”, possibilitando "exits" muito rentáveis para os acionistas.
Sobre Marilucia Silva Pertile
É uma investidora especializada em acelerar negócios SaaS. Formada em Administração de Empresas e com especializações em Valuation de Startups, Gestão Comercial e Planejamento Estratégico, ela possui um currículo que transpira expertise. Além disso, é certificada em Coaching Executivo e Gestão de Pessoas. Sua trajetória inclui experiência como diretora comercial em empresas de tecnologia de grande porte e também como gerente regional de vendas em renomadas corporações multinacionais de tecnologia. Seu sucesso no universo das vendas é inegável. Como fundadora da Start Growth e mentora de startups, Marilucia utiliza linguagem dinâmica e atual, capaz de inspirar reflexões e abrir novos caminhos de negócios. Seu foco é orientar e impulsionar startups, garantindo resultados expressivos para os empreendimentos que apoia.
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