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INVESTIMENTO EM TI – ERROS COMUNS


A busca por mais eficiência, disponibilidade e segurança são metas comuns quando pensamos no objetivo de um investimento em TI. Normalmente esses itens são alcançados, mas existem pontos que precisam ser levados em consideração para potencializá-los ou até mesmo que acabem por desperdiçar recursos e fazendo a estrutura andar para trás. Vamos falar um pouco sobre eles.

ANALISAR PRÉ-REQUISITOS

Um novo software ou uma nova plataforma normalmente traz requisitos necessários para seu bom funcionamento. Muitas vezes essas informações são divididas apresentando o pré-requisito mínimo e o desejado.

O que verificamos na prática, em muitos casos, é que os requisitos mínimos não trazem uma boa experiência de uso, tendo lentidões constantes e até travamentos.

Outra situação comum é atender a situação do momento, mas em um curto espaço de tempo já apresentar incômodos que geram a necessidade de investimentos complementares.

Para começar acelerando o potencial desta nova fase, interessante olhar direto para os itens recomendados e até confirmar com a empresa fornecedora se tem algum ponto que poderá causar maior impacto positivo.

COMPATIBILIDADE ENTRE O NOVO E O ATUAL

Difícil pensar em um investimento em TI que não tenha que coexistir com outras tecnologias/sistemas já instalados.

Avalie então essas integrações. Elas existem ou será necessário processos manuais adicionais? Seus sistemas atuais têm o suporte disponível e atualizado para elas? Incompatibilidades são mais comuns do que imaginamos.

Muitas vezes você pode estar avaliando mais de uma opção para um investimento e acaba olhando apenas a ponta do projeto. E a melhor decisão costuma estar no conjunto, desde as integrações envolvidas.

Se a intenção de um novo investimento é otimização de processos, será importante essa estruturação.

ENVOLVIMENTO DA EQUIPE

Quais pessoas estão envolvidas na decisão? Avaliar a necessidade de pessoas complementares para ajudar em uma avaliação pode ser muito rico. Desde a escolha da melhor solução, do momento de ser implementada, até na ajuda para o envolvimento dos demais da equipe.

Não digo de ter um grande grupo em todos os momentos. Mas vejo como relevante mapear etapas chaves para agregar com esse olhar.

ESQUECER TREINAMENTO E MATERIAL DE APOIO

Muito bem! Sistemas implementados e integrados! Agora não se esqueça de capacitar toda a equipe envolvida.

Além da capacitação, busque deixar disponível todo material de apoio possível. Como gravações dos treinamentos, de boas práticas, de pontos de atenção.

E programe uma cadência de comunicação reforçando os pontos principais do projeto implementado e o que se deseja com ele. Deixando um canal aberto para dúvidas e sugestões.

Invista bem! Aproveite o melhor da tecnologia para seu negócio! Para seus colaboradores!  Novas tecnologias aparecem constantemente. Busque apoio de uma equipe ou empresa que esteja atualizada para ajudar nas melhores decisões.

Fonte: Ravel

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