Tecnologia já agiliza quase metade das liberações de veículos recolhidos
Em apenas uma semana, Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), lançada em junho pelo Detran-SP, permitiu a retomada de 1.097 carros ou motos em alguns minutos.
Mais de mil veículos apreendidos por infração de trânsito foram liberados em poucos minutos por seus proprietários na semana de 28 de setembro a 4 de outubro, por meio da LIVE - Liberação Instantânea de Veículos -, serviço lançado em junho pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Esse número corresponde a 47% de todas as liberações realizadas no período, que somam o total de 2.335 veículos.
Desenvolvida com base na hiperautomação – integração de tecnologias que dispensa a ação humana – a ferramenta permite a liberação imediata de veículos por meio do portal do Detran-SP. Para utilizá-la, é necessário ter uma conta GOV.BR com selo prata ou ouro e, após o login, selecionar o veículo apreendido que se deseja liberar.
Na sequência, o usuário tem acesso a uma tela com informações do veículo:
- Localização do pátio onde está recolhido
- Valor da taxa de liberação
- Eventuais multas pendentes de pagamento
As multas e a taxa de liberação, fixada em R$ 20,06, podem ser quitadas via pix, com QR Code ou chave gerada pelo próprio sistema. Com o serviço, o cidadão sabe exatamente o valor que deve ser pago, evitando cobranças indevidas. Os valores referentes ao pátio também são detalhados no ofício de liberação, conferindo maior transparência ao processo.
O rastreamento de débitos e restrições é possível pela integração da LIVE com diversas bases governamentais, como a da Receita Federal, a da plataforma GOV.BR e a do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf).
A Live foi desenvolvida pelo Detran-SP com o apoio da Prodesp, empresa de tecnologia do governo do Estado, para modernizar processos e oferecer serviços mais ágeis e digitais ao cidadão.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP tem o compromisso de prevenir sinistros e preservar vidas e a missão de gerir um sistema de trânsito mais seguro e eficiente entre todos os modais. O órgão busca oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
A transformação digital em curso na autarquia visa melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Dos 109 serviços oferecidos, 76 já são disponibilizados em formato totalmente digital, não exigindo deslocamentos dos cidadãos para a sua conclusão.
Maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento Estadual de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.
Fonte: Detran-SP
.png)

Nenhum comentário
Postar um comentário