Carreta Itinerante do TRT-8 inicia atendimentos a partir do dia 22
Ir ao encontro da população, ultrapassar as barreiras territoriais. Esse é um dos objetivos da Carreta Itinerante da Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), que tem sua estreia no próximo dia 22 de abril em quatro cidades paraenses da Região Nordeste do Estado do Pará.
Capitão Poço, Ourém, Bragança e Salinópolis são as primeiras cidades a receber o atendimento da Carreta Itinerante do TRT-8, que conta com a participação de outras instituições, como: Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e Caixa Econômica Federal.
O juiz do Trabalho Avertano Messias Klautau estará à frente do atendimento prestado na carreta Itinerante, e destaca que a expectativa da Justiça do Trabalho é continuar aprimorando os serviços prestados de cidadania. “Com os órgãos parceiros nós conseguimos da documentação eventualmente necessária para uma reclamação trabalhista, bem como orientar e esclarecer quanto aos direitos trabalhistas. O Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e CEF viabilizam esse esclarecimento inicial e, tendo caso para os direitos trabalhistas, a pessoa querendo pode atermar sua reclamação trabalhista”.
O juiz assegura que a Carreta Itinerante do TRT-8 é um deslocamento mais fácil para todos os órgãos. “Nós iremos ao encontro da população em cada município. A localização da carreta é pensada nessa finalidade de facilitar o acesso. A expectativa é nesse sentido, de cada vez mais, ano após ano, superar as barreiras de acesso à Justiça”, observa Avertano Klautau.
Serviços - Dúvidas como FGTS, Salário Mínimo, férias, 13º Salário, aposentadoria, contrato de trabalho entre outros serviços podem ser tiradas durante os atendimentos da carreta itinerante do TRT-8.
O cronograma de atividades da Carreta Itinerante começa no dia 22 de abril, no horário de 8h às 14h, na cidade de Capitão Poço, na praça da Igreja da Matriz, no Centro.
O cidadão ao procurar a carreta passa por um serviço de Triagem, onde a pessoa terá conhecimento dos serviços oferecidos pela carreta. O cidadão deve ter em mãos um documento oficial com foto. “O passo inicial para tomar ciência dos serviços que são oferecidos, é natural que o serviço de esclarecimento seja o primeiro passo, se tem dúvida como está o vínculo dela quanto ao INSS, quanto ao Ministério do Trabalho e Emprego. A pessoa passa por uma triagem e, dependendo da resposta dela, ela é encaminhada para os quatro órgãos que participam da ação, se ela identifica interesse em fazer uma reclamação trabalhista. Ela participa de todos os atos sem ter que sair do município de residência”, detalha o juiz do Trabalho.
Dia 23 de abril a carreta do TRT-8 chega à cidade de Ourém e ficará instalada na Orla da cidade, na Concha Acústica Thomaz Ruffeil, que fica na travessa Tembés, nº01, sempre no horário de 8h às 14h.
Nos dias 24 e 25, os moradores de Bragança, terra da Marujada e da tradicional farinha d’água, recebem os serviços da Carreta Itinerante do TRT-8, que ficará na estação Cultural Armando Bordalo da Silva, que fica na Praça da Bíblia, no bairro Alegre.
E, para encerrar a programação da Justiça Itinerante na região nordeste, os moradores de Salinópolis recebem as ações do TRT-8 na sexta-feira, 26 de abril, de 8h às 14h, na Praça Luiz Souza Bentes, no bairro da Ponta da Agulha.
Serviço: Programação da Carreta Itinerante do TRT-8
Quando: 22 a 26 de abril de 2024
Hora: 8h às 14h (Atendimento Presencial)
Locais: Capitão Poço (22 de abril)
Ourém (23 de abril)
Bragança (24 e 25 de abril)
Salinopólis (26 de abril)
Mais informações no www.trt8.jus.br ou pelo whatsapp 91 4008-7138 (Cejusc Belém)
4008-7138 (Cejusc Belém)
Texto: Andreza Gomes - Secom TRT-8
Arte: Maurício Veiga - Secom TRT8 sob supervisão de Gibson Oliveira.
Nenhum comentário
Postar um comentário