Breaking News

Pró-Saúde encerra gestão no Hospital Regional do Sudeste do Pará


Entidade filantrópica destaca os mais de 5 milhões de atendimentos que realizou, transformando o hospital em referência na Amazônia.

A Pró-Saúde encerra a gestão no Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá, na sexta-feira, 14 de abril. A entidade filantrópica gerenciou a unidade por 16 anos, período em que a instituição se tornou referência em saúde pública na Amazônia, com um histórico de mais de 5 milhões de atendimentos.   

A Pró-Saúde atuou no hospital desde sua inauguração, em 2006, implementando processos com foco na agilidade da gestão administrativa e do rápido e eficaz aos pacientes. 

Dentre as soluções adotadas, destacaram-se a integração dos sistemas de gestão, a capacitação constante dos profissionais e a adoção de tecnologias avançadas que aprimoraram o atendimento ao longo dos anos.  

Um levantamento feito pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do hospital junto a 14 mil pacientes em 2022, constatou que 9 em cada 10 pacientes se sentiam satisfeitos com o atendimento que recebiam da Pró-Saúde na unidade. 

“Hoje é um dia de despedida, mas também de celebração ao encerrar a gestão da Pró-Saúde no Regional de Marabá. Estamos com o sentimento de dever cumprido. Trabalhamos duro com processos inovadores, que garantiram atendimento de qualidade aos moradores da região”, afirmou Valdemir Girato, diretor hospitalar da instituição.   

Ele explicou que, quando a Pró-Saúde assumiu a unidade, tinha objetivo de transformá-la em um hospital de excelência que pudesse oferecer um atendimento digno a toda a população, objetivo que, ao longo dos anos, foi alcançado.  

“Os processos de governança corporativa, integridade e transparência praticados pela Pró-Saúde, garantiram todo o suporte necessário para o crescimento da unidade, com resultados sólidos e seguros, refletidos na ótima aprovação dos pacientes”, ressaltou.    

Oferecendo 25 especialidades médicas, a Pró-Saúde deixa um legado de excelência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios paraense. Hoje a instituição conta com 115 leitos, dos quais 77 são unidades de internação clínica e cirúrgica, e 38 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 20 de UTI Adulto, 9 de UTI Pediátrica e 9 de UTI Neonatal.   


Hemodiálise e Hemodinâmica  

Com a ampliação dos serviços e o processo de modernização desenvolvido pela Pró-Saúde, em novembro de 2019 a unidade instalou um Centro de Terapia Renal Substitutiva que no ano de 2022 realizou mais de 13 mil sessões de hemodiálise, atendendo um total de 1.140 pacientes.  

Cassiano Barbosa, médico que atua pela Pró-Saúde na unidade, destacou a importância do serviço para a sociedade, e da expertise da organização social para a gestão eficiente do centro, essencial para garantir um tratamento efetivo, com segurança e qualidade. 

“Foi um marco no atendimento aos pacientes com insuficiência renal, que agora contam com uma estrutura moderna e completa para o tratamento da doença. Com a gestão da Pró-Saúde, a unidade instalou 20 máquinas de hemodiálise, salas ambulatoriais e uma equipe multiprofissional altamente capacitada, que tornou o setor referência regional em tratamento nefrológico em poucos anos”, explicou.   

Em junho de 2022, inaugurou um dos serviços de hemodinâmica mais modernos do país, realizando em 10 meses de operação, mais de 800 procedimentos cirúrgicos invasivos de alta complexidade, cateterismo, angioplastia, arteriografia e embolização cerebral.   

“Essa iniciativa é de extremamente importante para a sociedade amazônica, pois agora, podemos oferecer tratamentos complexos e modernos, para pacientes que antes teriam que se deslocar para outras regiões do país em busca de atendimento”, afirmou o médico.  

Com tecnologia avançada disponível na unidade, os pacientes têm acesso aos tratamentos mais precisos e menos invasivos, o que reduz o tempo de recuperação e aumentam as chances de sucesso no tratamento, provando que mesmo em uma região carente de recursos, mas com uma gestão eficiente como da entidade filantrópica, é possível oferecer atendimento de qualidade e salvar vidas.  


Captação de órgãos e pandemia   

Em maio de 2022, com o trabalho de gestão desenvolvido pela Pró-Saúde, a instituição foi habilitada pela Secretaria Estadual de Saúde do Pará (SESPA) a realizar captação de córneas, procedimento fundamental para atender a uma demanda crescente por transplantes na região.  

“A captação de córneas é um procedimento crucial para devolver a visão das pessoas que sofrem de doenças oculares graves. Infelizmente, a falta de doadores tem sido um grande obstáculo para a realização de transplantes no país, o que torna cada doação ainda mais valiosa”, explicou Josi Pinheiro, diretora Assistencial do HRSP.    

Ela reforçou que a Pró-Saúde, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), desempenhou um papel fundamental na gestão desse processo, conscientizando a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, garantindo que todos os procedimentos fossem realizados de acordo com as normas, e diretrizes protegidas pelos órgãos reguladores.  

Durante cerca de um ano e meio, de março de 2020 a setembro de 2021, o hospital atuou de maneira decisiva no atendimento dos casos mais graves do novo coronavírus na região. A gestão da Pró-Saúde atuou no aprimoramento de protocolos rigorosos e inovadores que permitiram a instalação de 54 leitos exclusivos para o tratamento da doença, entre UTI e enfermaria.  

Benjamin Ferreira, diretor Administrativo e Financeiro do hospital, frisou todo esse trabalho permitiu salvar 588 vidas. “Nosso objetivo foi garantir a segurança de nossos pacientes e colaboradores, e para isso, adotamos medidas eficazes que foram fundamentais para a recuperação dos usuários e para salvar tantas vidas”, disse. 


Hospital Verde e Sustentável  

Situado na região amazônica, o Hospital Regional do Sudoeste do Pará durante 16 anos investiu na promoção da sustentabilidade e preservação ambiental. Foi um dos primeiros do Norte e Nordeste a receber o selo “Cozinha Verde” em 2015, da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Meio Ambiente de São Paulo, por suas práticas sustentáveis na preparação de alimentos.  

A unidade adotou por meio da Comissão de Sustentabilidade, diversas medidas para reduzir o consumo de recursos naturais, incluindo a redução do uso de papel, água e energia, além de garantir a destinação adequada dos resíduos produzidos.   

Essas ações permitiram que o hospital recebesse a menção honrosa da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis ​​por quatro anos consecutivos, de 2018 a 2021. O reconhecimento foi um testemunho do compromisso transmitido do hospital com práticas que promovem o bem-estar das gerações futuras.  

A instituição também recebeu menção honrosa por 4 anos consecutivos, de 2018 a 2021, da Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis, reconhecimento por boas práticas sustentáveis, que contribuíram para garantir o bem-estar das gerações futuras.  

“As ações ecológicas realizadas pela Pró-Saúde no Regional de Marabá contribuíram para a preservação do meio ambiente e, consequentemente, para a promoção da saúde e bem-estar da população. Além disso, essas práticas demonstram o compromisso da instituição com a sociedade e com as gerações futuras”, explicou Izailson Alves, gerente de apoio da unidade.    


Gestão Pró-Saúde no Hospital Regional do Sudeste do Pará (2006—2023)  

Total de Atendimentos: 5.386.916  

Especialidades: 25  

Cobertura População: 1,2 milhão de pessoas em 22 municípios  

Cirurgias: 42.103 

Atendimentos ambulatoriais e consultas: 430.100 

Internações: 53.869 

Exames: 3.525.955  

Atendimento Multiprofissional: (Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Assistência Social) 1.324.537  

Partos de Alto Risco: 578

Funcionários: 644  

Médicos: 75  


Fonte: ASCOM - PROSAÚDE/HRSP

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço