Breaking News

Hospital Regional de Marabá promove 1ª Feira de Humanização

Ao longo de 2021, a unidade, que é referência regional, desenvolveu 332 atividades de humanização para seus usuários.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá (PA), promoveu, entre os dias 21 e 25 de março, a 1ª Feira de Humanização. O objetivo do evento é destacar a importância do cuidado e acolhimento aos pacientes e seus familiares em atendimento. 

Direcionada para os colaboradores da unidade, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciada pela Pró-Saúde, a feira contou com palestras, apresentação de cases e dinâmicas, que estimularam uma reflexão sobre o atendimento humanizado e de qualidade. 

Desenvolvido pela Comissão de Humanização da instituição, que é referência para mais de um milhão de pessoas de 22 municípios da região, o evento reforçou as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH), que visa garantir os direitos dos usuários, estimular a gestão participativa, valorizar os profissionais de saúde e oferecer atendimento acolhedor para todos os enfermos. 

Flávia Fernandes, analista de Humanização, que atua no Regional, explica que o atendimento humanizado é aquele em que todos os colaboradores da instituição atuam para que o paciente tenha um tratamento digno e apropriado, sendo ouvido, respeitado, compreendido e aconselhado. 

“A feira nos possibilitou dar visibilidade aos 30 projetos e ações permanentes de humanização desenvolvidas na unidade, que se desdobraram em 332 atividades durante o ano de 2021", ressalta Flávia. 

A profissional pontua ainda, algumas ações de destaque, como o projeto Espera Humanizada, com orientações de saúde aos usuários; a brinquedoteca, que desenvolve ações lúdicas com crianças internadas; e o projeto Polvinho, que contribuir para a recuperação dos recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. 

Durante o evento, os pacientes do hospital receberam também adesivos higienizados com a frase “Eu sou o amor de alguém”, para simbolizar e lembrar os profissionais de que a pessoa em atendimento vai muito além da condição em que se encontra, “que ela tem uma vida fora da unidade e familiares aguardando a sua volta”, enfatiza a analista. 

Valdemir Girato, diretor Hospitalar do Regional de Marabá, ressalta que a humanização é um dos valores institucionais da Pró-Saúde e está enraizada na cultura da unidade. “As ações de humanização realizadas regularmente auxiliam na melhoria clínica dos pacientes, já que atuar com um olhar voltado para as necessidades individuais de cada um ajuda na aceitação e adesão ao tratamento proposto”, complementa Valdemir. 






Fonte: Pró-Saúde

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço