Breaking News

Verão: atenção com as doenças da época em tempos de pandemia

Chamadas de arboviroses doenças virais como dengue, zica e chicungunya continuam aparecendo e merecem atenção.

Rio de Janeiro (RJ), fevereiro de 2021 - De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), até o início de fevereiro, foram notificados 109 casos de dengue, 36 de chinkungunya e 5 de zika. Felizmente, com nenhum óbito por esses problemas no estado. Ainda que a pandemia do novo coronavírus não tenha dado trégua, a atenção com as chamadas arboviroses deve ser redobrada, especialmente, nessa época do ano, tendo em vista que o Brasil é um país com histórico de epidemias virais.   

Renata Beranger, infectologista e coordenadora do setor de controle de infecção hospitalar do Hospital Samaritano Botafogo, no Rio de Janeiro, alerta que os sintomas iniciais das arboviroses são muito parecidos com os da COVID-19. “Todas essas outras doenças se manifestam inicialmente pela febre, mal-estar e dor muscular e não há um diagnóstico preciso na identificação das patologias. Nos três dias iniciais dos sintomas, a recomendação é prevenir a desidratação, pois não há tratamento específico para nenhuma destas doenças”, explica a especialista.  

A médica orienta que para se prevenir é necessário o uso constante dos repelentes, além de tomar cuidado com a água das chuvas ou paradas. “Manter os ambientes limpos, recolher objetos que possam acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes de plástico, garrafas, copos, entre outros. Além disso, as caixas e reservatórios d'água devem estar corretamente telados e vedados. É preciso ter consciência que não é só o coronavírus que preocupa. As arboviroses também podem gerar quadros de gravidade e causar a morte” alerta Beranger.  

Em 2020, foram diagnosticados quase 1 milhão de casos só de dengue no Brasil, com 528 óbitos. chicungunya foram 80 mil no ano passado. “A atenção deve ser redobrada porque o pico da doença, também relacionado às altas temperaturas do verão, está coincidindo, neste momento, com a pandemia da COVID-19, tudo isso aliado à rapidez no desenvolvimento dos mosquitos, o que aumenta a propagação dessas doenças”, observa a médica.  

Recomendação  

Renata Beranger reforça que para nenhum destes vírus existe um tratamento específico, apenas medicações que controlam os sintomas a exemplo dos antitérmicos e analgésicos. Para se ter um diagnóstico exato, é necessário que os anticorpos estejam formados no organismo - o que pode demorar de sete a quatorze dias. A recomendação da infectologista é que além de manter as medidas no combate à COVID-19, como a higienização das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social, é necessário reforçar os cuidados para esses outros problemas. “Caso perceba algum tipo de sintoma, principalmente a febre, um médico deverá ser consultado imediatamente. Além disso, é importante beber bastante água para manter-se hidratado”, finaliza.   


Fonte: Andresa Feijó – Hospital Samaritano 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço