Breaking News

Materiais de construção: Aprenda a escolher o melhor fornecedor e evitar dores de cabeça futuras


Escolher corretamente os fornecedores de uma obra é o passo mais importante para se ter uma construção bem-sucedida e duradoura. Para evitar prejuízos e danos irreparáveis, vários critérios devem ser levados em consideração no momento de seleção das empresas ou pessoas que irão prover os produtos e materiais necessários ao processo de estruturação de uma edificação.

De acordo com o engenheiro civil e gerente executivo da empresa de revestimentos sustentáveis Ecogranito, Edízio Filho, um dos principais problemas encontrados no ambiente de obras está diretamente ligado ao fornecimento de materiais de construção. “É fundamental optar por fornecedores que garantam a entrega de produtos de qualidade e ainda respeitem os prazos estabelecidos. Isso evita diversos transtornos e impede que a imagem da construtora ou profissional responsável pela obra fique comprometida no mercado”, explica.

Ao procurar por empresas especializadas na fabricação e comercialização de materiais de construção, alguns importantes fatores devem ser analisados. “Um deles é a credibilidade. Para verificar esse quesito é essencial que o profissional ou construtora interessada pesquise a existência de processos relacionados ao nome de seu fornecedor, tentem conhecer um pouco mais sobre a atuação do mesmo no mercado e façam uma breve visita à sua sede”, recomenda.

Outro relevante fator a ser considerado é a existência de um suporte técnico. “Alguns produtos demandam conhecimentos específicos para serem utilizados ou aplicados. Então é imprescindível que o fornecedor destes materiais ofereça assistência a seus clientes. Essa ajuda deve ser proporcionada ao consumidor antes, durante e após a finalização da compra. Por meio desse atendimento, o cliente terá acesso a todas especificidades e orientações que irão possibilitar o uso correto de cada produto”, ressalta.

Edízio aponta que o preço ainda é um dos fatores que mais pesam na hora da compra dos materiais de construção. Entretanto, o engenheiro adverte que o ato de analisar o custo-benefício destes itens é uma atitude mais assertiva e vantajosa. “É interessante observar a relação entre preço e desempenho e optar por produtos de maior qualidade, durabilidade e segurança. Os benefícios deste tipo de escolha compensam o custo possivelmente mais elevado, pois o consumidor gastará menos com a realização de manutenções, reparos e reformas e o seu imóvel não apresentará indícios de patologias construtivas com tanta frequência”, comenta.

Seguir o cronograma de obras e o planejamento das atividades é primordial para que não ocorra nenhum atraso, por isso é tão importante avaliar a competência do fornecedor em cumprir o prazo de entrega dos materiais. “Além disso, também deve ser verificado se a empresa cumpre com as normas ambientais e possui os licenciamentos necessários para atuar. Por fim, o ideal é que as construtoras ou os profissionais responsáveis pela obra criem uma relação de parceria com seus fornecedores e busquem por aquelas que possam agregar valor aos seus projetos”, conclui.


Fonte: Luana Moreira

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço