Agrifal e Flor Tapajós 2014 demonstram potencial produtivo do Pará
Agricultores familiares de diversas regiões do Pará vão expor e comercializar produtos na Feira da Agricultura Familiar da Amazônia Legal (Agrifal) e a na Flor Tapajós 2014, que ocorrem em Santarém, no oeste paraense, de 27 a 30 deste mês. Serão 105 agricultores, demonstrado a matéria-prima e as produções industrializadas. Os eventos são promovidos pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).
Serão expostos cerca de 1,5 mil produtos, entre flores, folhagens, doces, bolos, biscoitos, licores, lacticínios, compotas, pães, óleos e cosméticos, além do mel, artesanato em madeira e biojoias e artesanato indígena. Também estarão em exposição frutas como o açaí e o caju, com enfoque para a produção regional e o extrativismo praticado pelas populações tradicionais em Santarém.
Os produtos, cultivados, na grande maioria, de forma agroecológica, segundo orientação da Emater, vão custar de R$ 1 a R$ 300. A Agrifal, hoje considerada a vitrine da agricultura familiar amazônica, é um das grandes incentivadoras da mudança do perfil dos agricultores paraenses.
Cursos oferecidos em campo pela Emater, que incentivam boas práticas da produção, técnica de venda e comercialização e apresentação dos produtos – fora a própria orientação técnica para a regularização sanitária, ambiental e fiscal do empreendimento – ajudam a melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias . A adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma das oportunidades para a regularização. Este ano, uma das novidades na comercialização é a produção dos jovens das Casas Familiares Rurais (CRFs) de Curuá, Santarém e Belterra.
Fonte: Ag. Pará
.jpg)

Nenhum comentário
Postar um comentário