Breaking News

Hospital Regional de Santarém recebe reconhecimento pelo empenho na luta contra o câncer de mama


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade do Governo do Pará gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, recebeu da Câmara de Vereadores de Santarém uma placa de reconhecimento pelo empenho e dedicação na luta contra o câncer de mama. Apenas no HRBA, 361 mulheres estão em tratamento contra a doença. 

Especializado em casos de média e alta complexidades, o HRBA é referência em atendimentos de oncologia no oeste do Pará, e reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil. A unidade atende a uma população de 1,1 milhão de pessoas residentes em 21 municípios da região, e é certificada pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência.

A cerimônia, realizada no plenário da casa legislativa, reuniu autoridades locais, empresários, integrantes do Projeto Toucareca e membros da Casa Rosa – entidade que acolhe mulheres em tratamento contra o câncer de mama. “Esse é o sexto ano que fazemos essas homenagens. É um momento de reconhecer quem luta por essa nobre causa. Queremos chamar atenção para prevenção e conscientização”, explicou a proponente da sessão, vereadora Maria José Maia.

Durante a sessão, a tribuna foi aberta para depoimentos. Mulheres que estão em tratamento, e as que já venceram a luta contra a doença, fizeram relatos emocionantes de superação.


“A primeira coisa mais importante é a fé. Mesmo sem entender o porquê, temos que acordar todos os dias e agradecer por estarmos vivas, porque com essa doença você perde amigos, perde o olhar das pessoas, perde cabelo, perde sobrancelha, perde cílios, mas não pode perder a fé. A segunda coisa é o carinho e a atenção da família, que são fundamentais naqueles momentos dolorosos de quimioterapia e radioterapia. Apesar de ser ruim, essa doença nos proporciona uma coisa muito interessante: nos torna pessoas melhores. Passamos a ser as pessoas mais sinceras, mais verdadeiras, e com uma vontade enorme de viver”, refletiu em seu depoimento, a pedagoga Ralieny Pereira, que está finalizando o tratamento contra o câncer de mama no HRBA. 

Representando a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), a diretora Regional da instituição, em Santarém, Marcela Tolentino, destacou o trabalho da equipe multiprofissional, como primordial para a excelência dos resultados no serviço de saúde. “Após a inauguração do HRBA, a nossa região tem uma nova história no serviço de saúde. Quantas vidas são salvas, quantas mulheres saem comemorando por suas vidas, pois antes não tinham oportunidade de tratamento, de diagnóstico precoce em alta complexidade. O Governo do Estado está empenhado em ampliar urgentemente o hospital, para que mais pessoas possam ser assistidas e tratadas”. 


O diretor Hospitalar da unidade, Hebert Moreschi acompanhou a sessão e destacou que o reconhecimento do HRBA reflete o serviço que é prestado à população, com um toque essencial de humanização. “Atribuímos esse resultado a todo o empenho de uma equipe, que é comprometida, competente, e acima de tudo é humana.  No HRBA temos gente cuidando de gente, e isso é fundamental quando falamos do tratamento do câncer. Temos condição técnica e estrutura excelentes, mas o que faz a diferença no nosso serviço é o acolhimento que oferecemos aos pacientes, é o fator humano, psicológico. Cuidamos das pessoas não só fisicamente, mas das almas, do espírito. Isso tudo faz a instituição conquistar excelentes resultados”, afirma. 

A pureza de um pequeno coração 

A cerimônia encerrou com um ato de pureza e amor ao próximo. A pequena Maria Luiza Cunha Lima, de 4 anos, cortou os cabelos, em plena sessão, e doou para a confecção de perucas para as mulheres em tratamento contra o câncer. 

O desejo de Maria Luiza em fazer a doação foi despertado no início do mês, quando passeava com a mãe Aline Liberal, pela Orla da Cidade, onde acontecia uma ação da Casa Rosa. "Ela é sempre muito curiosa. Me perguntou porque aquelas mulheres estavam sem cabelos, e expliquei que estavam em tratamento e tinham que tomar um remédio forte que fazia os cabelos caírem. Então eu disse que elas recebiam doações de cabelos de outras pessoas para fazer perucas. Na hora ela me questionou: 'Mãe, tenho muito cabelo, não posso doar?' Eu disse que sim, muito feliz e surpresa pela atitude", afirma Aline. 

Ao saber do gesto inesperado da sobrinha, Alene Liberal, que trabalha como secretária parlamentar, na Câmara, convidou mãe e filha para realizarem o ato durante a sessão especial. A doação foi feita, e Maria Luiza já pediu para doar novamente no próximo ano. 


Campanha Nacional 

Neste ano, a Pró-Saúde, entidade que realiza a gestão do HRBA, lançou sua campanha sobre o tema com uma nova abordagem, unindo a temática feminina de combate ao câncer de mama, e a masculina, de combate ao câncer de próstata. Com o slogan “Prevenção do câncer é um assunto de família”, o objetivo da entidade é alertar sobre a importância da discussão do tema no ambiente familiar, levando para seus mais de 1,1 milhão de pacientes atendidos todos os meses e 16 mil funcionários nas unidades que gerencia, informações sobre prevenção dessas doenças. 

Sobre a Pró-Saúde 

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos. 

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.

Fonte: HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço