Breaking News

Saiba como evitar acidentes com a rede elétrica durante o período chuvoso



Tempestades, raios e ventanias podem provocar curtos-circuitos, além de acidentes graves e até fatais.

Muitos municípios do Pará estão em alerta por conta das fortes chuvas que ocorrem neste período do inverno amazônico. Por isso, é importante redobrar os cuidados com a rede elétrica tanto dentro quanto fora das residências para que acidentes graves e até fatais sejam evitados.

É necessário manter sempre o cuidado com as instalações elétricas das casas e utilizar materiais de qualidade. Além disso, não é recomendável trabalhar na rede interna se a pessoa estiver molhada e, em nenhuma hipótese, deve-se mexer nas fiações externas com chuva, pois isso aumenta o risco de choque. 

O executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, explica o porquê de as pessoas precisarem investir em instalações que possuam o selo de qualidade do INMETRO.

“O uso de equipamentos adequados reduz o risco de choque e curto-circuito, por exemplo. É uma segurança a mais para as famílias. Sabemos que nesse período chuvoso o número de acidentes aumenta”, destaca Alex. 

Vale ressaltar que, quando acontecerem trovoadas, os eletrodomésticos devem ser retirados da tomada. De preferência, a pessoa deve fazer essa ação com um calçado de solado de borracha. 

O mesmo raciocínio de proteção vale para os motoristas que ficam ao volante durante um período intenso de raios. Durante esta incidência, o ideal é que as pessoas continuem dentro dos carros, pois eles são abrigos adequados, já que os pneus de borracha proporcionam um bom nível de isolamento no caso de raios que atingem o solo.

Outras dicas importantes durante as chuvas:

 - Permaneça dentro de casa e saia apenas se for absolutamente necessário;

- Se você estiver na rua e começar o temporal, afaste-se de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica;

- Se você perceber que as paredes da sua casa estão úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos e causar danos aos aparelhos;

- Durante as chuvas deve-se evitar a manutenção em telhados devido ao risco de ser atingido por raios. Também não se deve fazer manutenção em equipamentos elétricos ligados à tomada devido ao risco de choque elétrico;

- Se algum cabo cair enquanto estiver no trânsito, não se aproxime e nem toque em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. O ideal é isolar o local e ligar imediatamente para Central de Atendimento da Equatorial Pará pelo número 0800 091 0196, e para o Corpo de Bombeiros no 193.


Fonte: Equatorial

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço