Breaking News

RPG: 3 jogos para desenvolver habilidades nas crianças

 


Os jogos auxiliam no aprendizado e desenvolvem a criatividade e o pensamento lógico

No dia 24 de fevereiro, no Brasil, comemora-se o Dia Nacional do RPG (Role-playing game), um jogo em que os jogadores criam personagens e narrativas de forma colaborativa. À primeira vista, esse tipo de jogo pode parecer puro entretenimento, mas especialistas afirmam que ele não só diverte, como também estimula a criatividade e desenvolve habilidades como atenção, senso crítico, pensamento lógico e rapidez de raciocínio. Atualmente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica o uso de RPG em sala de aula como uma boa prática.  


“Esses jogos são muito mais colaborativos do que competitivos; os jogadores improvisam e muitas vezes não há um vencedor, então auxiliam também a desenvolver habilidades sociais e trabalho em equipe”, afirma Thaiza Montine, professora do Ensino Fundamental do Colégio Marista de Goiânia. “São jogos muito interessantes para desenvolver habilidades como estratégia, lógica narrativa”, completa. Segundo a professora, o RPG permite inserir conteúdos escolares durante a aventura fazendo com que os alunos aprendam e resolvam problemas com temáticas das disciplinas curriculares. 


Existem várias formas de RPG. A tradicional, também chamada de RPG de mesa, é conduzida por meio de discussões, enquanto que na live-action RPG (LARP) os jogadores executam fisicamente as ações das personagens. 


O Colégio Marista de Goiânia preparou uma lista de três RPGs muito interessantes para desenvolver diversas habilidades nas crianças. Confira: 


  1. Lições - RPG sobre viagens a mundos paralelos e realidades alternativas. Universos futuristas. Viagens no tempo. Aventuras em mundos virtuais.
  2. Hora de aventura na Terra de Aaa  - Uma aventura que coloca os personagens da Terra de Ooo dentro de um sonho para resolver uma crise terrível e três pequenas aventuras interligadas que formam uma série de histórias de acampamento narradas pelo Rei Gelado.


  1. RPG Solo Aventuras Possíveis - Os tripulantes da Nau Catarineta conheceram de perto os perigos que o mar pode reservar. Presa numa região de calmaria, dia após dia, noite após noite, a nau ficava no mesmo lugar. A comida a bordo foi acabando. O desespero tomou conta de todos. Diante da salvação incerta, a tentação e a devoção haveriam de se mostrar.


Fonte: Renata Pena - PG1

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço