Breaking News

Oficina de Ambientação Cênica trabalha sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente

As peças são confeccionadas a partir do buriti, palmeira facilmente encontrada na região
 
Desde a última quinta-feira, 11 de junho até o próximo sábado, 20 de junho, a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), e em parceria com a Fundação Cultural do Pará realiza em Óbidos, uma Oficina de Ambientação Cênica. As aulas são ministradas no auditório da Casa de Cultura de Óbidos para aproximadamente 20 participantes entre educadores, artesãos e artistas plásticos de Óbidos e tem a assinatura do professor Bruce Macedo, da Universidade Federal do Pará (UFPA) que compartilha experiências e técnicas simples que juntam arte e sustentabilidade.

Segundo o secretário de Cultura de Óbidos, Sandro Silva, a ideia do Governo é sempre buscar parceria para realização de oficinas de capacitação para os artistas locais. Em 2014, foi realizada a oficina de teatro, uma parceria com o Instituto de Artes do Pará, para este ano a parceria foi com a Fundação Cultural do Pará. “Penso que é de uma importância especial trazer para Óbidos oficinas que possibilitem aos nossos artistas do teatro, nossos educadores, artesãos e a comunidade de modo geral aperfeiçoar seus conhecimentos e buscar alternativas até na própria natureza para transformar aquele produto natural em obra de arte”, disse o secretário Sandro Silva. 

A oficina é realizada nos turnos manhã e tarde com atividades dinâmicas que visam o aprimoramento de técnicas de ambientação cênica a partir de elementos sustentáveis, uma alternativa ambientalmente correta. “A proposta dessa oficina é trazer para Óbidos outra possibilidade de se trabalhar a ambientação cênica, tentando fugindo um pouco da madeira e do ferro que geralmente são trabalhados, no caso aqui o buriti, que é uma palmeira que é constante e abundante na região e que te dá infinitas possibilidades de criação artísticas e a estrutura deste material é leve, tem baixo custo e tem o principal que é a questão da sustentabilidade”, enfatizou o professor Bruce Macedo ao citar a questão do trabalhar a arte de forma consciente. 

Entre os 20 participantes destacamos Regina Figueira, membro da Associação Cultural Obidense (ACOB) que futuramente será uma multiplicadora dos conhecimentos adquiridos durante a oficina. “O nosso grupo envolve diversos atores, gente que trabalha realmente com arte, e que futuramente vão desenvolver um bom trabalho e vamos dar continuidade a este conhecimento que estamos tendo aqui com o miriti, que é o nosso buriti, uma vez que já conhecemos o passo a passo dessa metodologia e seremos multiplicadores”, complementou Regina. 
Durante a Oficina, que segue até o dia 20, sábado, os artistas aprenderão a desenvolver técnicas de ambientação cênica em estruturas de tamanhos variados. Peças que podem ser confeccionadas a baixo custo e que aliam sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente.
 Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO (Marta Costa)

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço