Breaking News

Expedição “Pedro Teixeira” chega a Óbidos e participa de uma vasta programação

Recepção no Porto da Companhia docas do Pará com a presença da Banda de Música da Escola Manoel Rodrigues, translado pelas vias para conhecer os casarios, descerramento da placa comemorativa a Expedição na Casa da Cultura de Óbidos, visitação ao Forte Pauxis, um dos principais marco da colonização Portuguesa na Amazônia, almoço regional, e apresentações artísticas e culturais na quadra da Escola Dom Floriano, além de show regional na Praça Frei Rogério, conhecida popularmente como Praça do O foi o roteiro turístico realizado pela Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO, para a comitiva da Expedição Pedro Teixeira que desde o dia 17 de maio, domingo refaz os caminhos do expedicionário português que é conhecido como o descobridor da Amazônia.

A expedição, que percorrerá os municípios de Parintins, Oriximiná, Óbidos, Alenquer, Santarém (Alter do Chão), Monte Alegre, Almeirim, Porto de Moz, Rio Xingu, Breves, Cametá e Belém, onde deve encerrar a expedição no dia 4 de junho, de acordo com o seu idealizador, Antonio Barcelar Carrelhas, advogado, líder e idealizador do Projeto. Antonio Carrelhas explicou que o projeto iniciou a partir de outras expedições e visa tornar o Descobridor da Amazônia conhecido pelo seu feito. “Em 82 acompanhei o Orlando Villas Boas na expedição ao Xingu e depois em 2008 quando subiu de Porto Velho até Manaus e eu me convenci a refazer este percurso feito a mais de 400 anos e nesta aventura eu me vejo com Pedro Teixeira, um herói desconhecido do Brasil e Portugal, salvo o Pará, e surgiu o projeto e a expedição demorou três anos e agora nós conseguimos influenciar a Marinha do Brasil e desde o ano passado, quando fizemos Tabatinga até Manaus com 12 paragens, estamos refazendo os passos de Pedro Teixeira, agora de Manaus a Belém”, declarou. 

O cônsul de Portugal no Brasil, que responde pela Amazônia, Joaquim Rosario, falou da satisfação em conhecer a cidade considerada mais portuguesa do Estado do Pará e se comprometeu a unir os laços entre as cidades homônimas. “Sinto pena que esta seja a primeira vez que esteja em Óbidos, e farei de tudo para estar mais aqui, até porque faz parte da minha jurisdição consular nos estados Amazônia e de fato acolhimento nos marca profundamente e estamos gratos a Óbidos por nos ajudar a divulgar esta figura Portuguesa tão importante e graças a Antonio Carrelhas estamos fazendo este resgate. No caso das cidades homônimas também vamos mostrar um pouco da realidade de Óbidos Portuguesa”, enfatizou.

Francisco Telles, embaixador do Brasil em Portugal, visitou o município pela primeira vez, em sua visita conheceu um pouco da história do município por meio da musica, da poesia, da dança e também por meio da arquitetura rica em traços europeus, herança da colonização portuguesa no município.  “Como embaixador de Portugal no Brasil este é um momento muito especial, especial por estar em Óbidos, uma cidade que diz muito sobre Portugal e que também fala do Brasil, e essa recepção calorosa nos faz estar mais perto de casa e a história se confunde e isso estamos aqui testemunhando e queremos preservar e incrementar e está é a minha primeira visita a Óbidos e estou encantado”, falou o embaixador que se comprometeu buscar o resgate da cultura portuguesa no município.

O prefeito de Óbidos, Mario Henrique Guerreiro, falou sobre a importância da expedição e fez alusão a vinda de Pedro Teixeira, quando por meio de mapeamento definiu a localização estratégica de Óbidos para a construção do Forte, do Quartel Operacional e dos potenciais da cidade para ocupação da Amazônia. “Primeiramente eu quero agradecer a presença deles em Óbidos, Portugal é muito presente na nossa história, e como disse o embaixador às histórias se confundem, não só na arquitetura, na culinária, e Óbidos está em festa, estamos cumprindo com o combinado em fevereiro, e ele prometeu voltar em maio, e agora estamos mostrando a receptividade do nosso povo e vamos mostrar o que temos de melhor. Este intercâmbio estreita os laços entre as duas Óbidos e é um marco importantíssimo para esta troca de informações”, complementou o prefeito.


Pedro Teixeira percorreu a Amazônia no período compreendido de 1637 a 1639, atualmente Óbidos é conhecida como Cidade Presépio, e sua localização a margem esquerda do Rio Amazonas, na parte mais estreita, porém mais profunda do Rio foi um importante ponto de apoio durante o período da Colonização Portuguesa e na defesa contra a invasão espanhola. 


Fonte: Marta Costa

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço