Breaking News

Nova Carteira de Identidade Nacional (antigo RG): Veja quais estados já emitem e como tirar a sua



A Carteira de Identidade Nacional (CIN) , também conhecida como o novo RG , é uma grande inovação para os cidadãos brasileiros. O objetivo principal da implementação do CIN é resolver a duplicidade nos registros gerais (RG), um problema comum no Brasil devido à edição estadual do documento anterior.

O novo RG, ou Registro Geral, é uma iniciativa do governo brasileiro para modernizar e tornar mais seguro o documento de identidade dos cidadãos. Com a implementação do novo modelo de RG, diversas mudanças foram introduzidas, visando melhorar a segurança e a eficiência na identificação dos indivíduos.

Uma das principais novidades do novo RG é a inclusão de novos elementos de segurança, como a impressão de dados em alto relevo, marca d’água, fundo invisível e QR Code, tornando o documento mais difícil de ser falsificado e mais confiável para a identificação dos cidadãos. Além disso, o novo RG conta com um chip de identificação, que armazena informações biométricas e outros dados do indivíduo, permitindo uma identificação mais rápida e segura em diversas situações.

Outra mudança significativa do novo RG é a padronização do documento em nível nacional, o que facilita a integração e a interoperabilidade entre os sistemas de identificação utilizados pelos diferentes órgãos e instituições do país. Isso significa que o novo RG pode ser utilizado em todo o território nacional, garantindo maior praticidade e comodidade para os cidadãos.

Carteira de Identidade Nacional (CIN) , também conhecida como o novo RG , é uma grande inovação para os cidadãos brasileiros. O objetivo principal da implementação do CIN é resolver a duplicidade nos registros gerais (RG), um problema comum no Brasil devido à edição estadual do documento anterior.

O que é a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

A CIN é um documento de identificação que visa tornar o Cadastro de Pessoa Física ( CPF ) o único número de identificação para serviços públicos no Brasil. Já foram emitidos mais de quatro milhões de CINs, e atualmente estão sendo emitidos em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Segurança do novo RG

A CIN é um dos documentos mais seguros do Brasil e do mundo. Isso deve ser uma série de tecnologias e elementos de segurança incorporados ao documento, como:

  1. Código QR: Permite a verificação do documento através de um celular, mesmo sem conexão à internet.
  2. Tecnologia blockchain: Sincroniza os dados do titular com a Receita Federal e conecta informações de vários sistemas como saúde, educação e segurança.
  3. Zona legível por máquina (MRZ): Uma zona legível que permite que uma máquina leia e confirme as informações do documento.
  4. Elementos gráficos: Em conformidade com padrões internacionais, facilitando a confirmação do documento em qualquer lugar do mundo.

Como emitir o novo RG

A emissão da nova CIN pode ser feita de forma presencial nos Institutos de Identificação dos Estados e do Distrito Federal. Para solicitar um CIN, os seguintes documentos geralmente são necessários:

  1. Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia).
  2. Comprovante de residência recente.
  3. CPF.

O RG segue válido até 28 de fevereiro de 2032, portanto, há tempo para que o documento seja atualizado.

Validade do novo documento

A nova identidade possui um prazo de validade que varia conforme a idade do titular:

  • De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos.
  • De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.

Benefícios do novo RG

A nova Carteira de Identidade Nacional traz uma série de vantagens para os cidadãos brasileiros. A unificação dos documentos de identidade simplifica o processo de identificação e reduz a possibilidade de fraudes. Além disso, a inclusão de informações como prontuários do SUS, registros no INSS e informações fiscais e tributárias proporciona um acesso mais rápido e preciso a esses dados.

Onde emitir o novo RG

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional pode ser feita por órgãos civis responsáveis ??pela emissão de documentos em cada estado. É necessário agendar um horário e comparecer pessoalmente com os documentos necessários.

Atualização promove a segurança dos dados dos brasileiros

O novo RG, ou Carteira de Identidade Nacional, traz uma série de benefícios para os cidadãos brasileiros. A unificação dos documentos de identidade, a inclusão de informações relevantes e a facilidade de envio são algumas das vantagens desse novo formato.

Além disso, a segurança dos dados é uma preocupação central, garantindo a confiabilidade e a integridade das informações. Se você ainda não emitiu o novo RG, procure o órgão responsável em seu estado e aproveite todas as vantagens desse documento moderno e seguro.



Fonte: Notícias e Concursos


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço