Breaking News

Diversidade, equidade e inclusão nas relações de trabalho são temas da programação do TRT-8



Com especialistas nacionais, programação marca as comemorações pelo Dia do Trabalho. A empregabilidade é a tônica que permeará as discussões no evento que a Justiça do Trabalho no Pará e Amapá promoverá no próximo dia seis de maio de 2022.

Diversidade, acessibilidade, inclusão, emprego são debates importantes que irão integrar a programação alusiva ao Dia do Trabalho, intitulada Diversidade e o Mundo de Trabalho. 

O evento será realizado no dia seis de maio, a partir de 8h30, no formato híbrido, com programação presencial no auditório Aloysio da Costa Chaves, e transmissão ao vivo pelo canal do youtube do TRT8. As inscrições podem ser feitas aqui. 

A professora Emérita da Universidade Federal do Pará, Zélia Amador irá proferir a palestra de abertura com o tema “A diversidade como um valor no mundo de trabalho: caminho e desafios” e, logo em seguida, haverá um painel que vai reunir o fiscal do trabalho, Rafael Giguer; a defensora pública, Flávia Albaine e a ativista e miss Beleza T Brasil, Isabella Santorini.

A Defensora Pública, Flávia Albaine, que se destaca no país pela sua atuação em defesa das pessoas com deficiência, abordará a resolução do CNJ que trata sobre a questão do trabalho da pessoa com deficiência. “A resolução 401 do CNJ acaba sendo uma demonstração prática do modelo social de deficiência, que é o modelo social adotado tanto internamente pelo Estatuto da pessoa com deficiência ou Lei Brasileira de Inclusão, quanto em âmbito internacional pela Convenção Internacional das Pessoas com deficiências. Esse modelo diz que a sociedade tem que eliminar as barreiras para possibilitar a inclusão da pessoa com deficiência e não a pessoa com deficiência que tem que se “normalizar”.

A defensora pública coordena a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos, e destaca três vertentes na resolução do Conselho Nacional de Justiça. A primeira no que diz respeito a uma logística de funcionamento dos órgãos do Poder Judiciário. “Com utilização de tecnologia assistiva de diversas espécies para permitir um trabalho mais inclusivo, um ambiente mais acolhedor, acessível e inclusivo”, pontua.

Outro ponto é a sensibilização e conscientização dos membros e servidores do poder judiciário, para que haja adequada orientação de como lidar na prática do dia a dia e eliminar a barreira atitudinal, ou seja, barreira proveniente da atitude de preconceito.

O terceiro ponto diz respeito à acessibilidade ao processo judicial. A defensora pública afirma que “a acessibilidade dentro do próprio processo judicial é quando ela prevê que os procedimentos processuais deverão se adequar de formar garantir a acessibilidade e prestação jurisdicional sem barreiras”, detalha, Flávia Albaine.

Ela acrescenta ainda que a Resolução 401 do CNJ merece aplausos pela iniciativa de um cadastro de profissionais com deficiência de cada órgão do Poder Judiciário. “Uma espécie de censo, onde fazem essa avaliação para que o poder judiciário possa se adaptar melhor, se preparar para atender melhor essas pessoas. Um cadastro que vai ser revisto anualmente, ou seja, que sempre será utilizado. E também a existência de unidades de acessibilidade e inclusão, com caráter permanente que irão assessorar e possibilitar ações que eliminem o capacitismo dentro do ambiente laboral”, comemora a defensora pública.

Programação: 

6 de maio de 2022

Horário: 8h30 às 12h

Local: Auditório do Edifício Sede do TRT8

Público Alvo: Magistrados, Servidores do TRT8 e Comunidade em Geral

Inscrições: até dia 5/05/2022

* Será transmitido simultaneamente pelo canal do Youtube do TRT8

Palestrantes:

PROFª ZÉLIA AMADOR DE DEUS - professora emérita da UFPA

RAFAEL GIGUER - Auditor Fiscal do Trabalho

Defensora Púbica FLÁVIA ALBAINE - Defensora Pública

ISABELLA SANTORINNE - Ativista Social e Miss Beleza T Brasil

REINALDO BULGARELLI - Representante da TXAI Consultoria e Educação

Aula Magna de Abertura - A Diversidade como um Valor no Mundo do Trabalho: Caminhos e Desafios (Profª Zélia de Deus)

Painel TED - Diversidade, Equidade e Inclusão: Cada Pessoa Importa (Rafael Giguer, Flávia Albaine e Isabella Santorinne)

Encerramento: Se Diversos Somos Todos, Por que as Nossas Organizações Não Podem ser Também? (Profº Reinaldo Bulgarelli)

Formato : Híbrido (presencial e com transmissão pelo canal do youtube do TRT8)

Inscrições: aqui

Obs: Todos os participantes devem apresentar o comprovante de vacinação, documento de identificação, utilização do uso de máscara e manter o distanciamento social em função da Covid19. 

Fonte: ASCOM

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço