Breaking News

Itaú IBBA e Quintessa firmam parceria para ampliar a jornada ESG das empresas


O objetivo é conectar grandes companhias com startups de impacto para fomentar a agenda de inovação no Brasil.

O Quintessa e o Itaú BBA realizam em parceria, nos dias 4 e 11 de abril, um evento que irá concluir o projeto ‘Fomentando o Ecossistema ESG’, que é focado em impulsionar a adoção de práticas ESG em empresas clientes e parceiras do banco e ao mesmo tempo desenvolver novas empresas que já nasçam com o DNA ESG. 

Essa é a primeira ação em conjunto do banco com a aceleradora de impacto, com vistas a complementar a proposta de valor às empresas e oferecer uma assessoria ESG completa, que continue após a transação financeira. A iniciativa conta com a participação de 30 empresas de peso e de diferentes segmentos. Dentre elas estão: Allonda, Athon Energia, B3, Biotrop, Cer Energia, ComBio, E1 Energia, GreenYellow, Grupo Balbo, Grupo Boticário, GYRA+,  Ibemapar, Iochpe-Maxion, Lev, Light, M. Dias Branco, Movida, Natura, Olam Agrícola Ltda, Órigo Energia, Rumo, São Martinho, Solinftec, SulAmérica, Tanac, Tembici, TIM, Via e Votorantim Cimentos.

O projeto, que se iniciou em dezembro de 2021, começou com a priorização da agenda estratégica de cada uma das empresas participantes, feita em conjunto pelos times do Itaú BBA & Quintessa.  A partir disso, o Quintessa realizou uma curadoria de startups de impacto dentro de sua base de relacionamento, com mais de 4 mil startups mapeadas, selecionando 30 delas como finalistas. 

Para concluir, nos dias 4 e 11 de abril acontecerá o evento final, ou “Pitch Day”, no qual as startups de impacto finalistas apresentarão suas soluções inovadoras. O objetivo é que, por meio de parcerias de negócio e contratações das soluções, as companhias impulsionem ainda mais a adoção de práticas ESG na sua operação. Após a apresentação dos pitchs, as empresas também irão participar de speed datings com os empreendedores das soluções, em reuniões individuais, visando aproximá-los e iniciar o relacionamento. 

As 30 startups trarão soluções para os principais desafios das empresas nos três pilares ESG, especificamente no: (1) Ambiental (como gestão de resíduos, eficiência energética, redução de emissão de carbono e eficiência hídrica); (2) Social (como promoção de diversidade e inclusão e promoção da qualidade de vida da comunidade do entorno); e (3) Governança (como gestão de indicadores de sustentabilidade para previsão de cenários futuros). O objetivo final do projeto é fomentar a agenda de inovação aberta vinculada à geração de impacto positivo das empresas e gerar oportunidades de negócio, algo que está em linha tanto com a estratégia do banco como do Quintessa. 

Vale destacar que o Itaú BBA tem investido, já faz algum tempo, em trazer o tema ESG para o centro de seus negócios, tanto é que em 2021 criou a área de Negócios ESG. Segundo Luiza de Vasconcellos, head da área, “entendemos que é papel do banco fazer com que o ESG esteja cada vez mais no core dos negócios, tanto do lado do banco como de nossos clientes. É importante que o ESG seja visto como um processo e não como algo estanque, razão pela qual acreditamos ser crucial ir além das transações financeiras (ou finanças sustentáveis) para contribuirmos, positivamente, com todo o ecossistema ESG. Nossa parceria com o Quintessa é um exemplo de como podemos expandir nossa atuação de forma positiva, juntando o conhecimento das duas empresas para gerar impacto positivo no mercado e agregar na estratégia de negócios dos nossos clientes”.

Da mesma forma, a aceleradora, fundada em 2009, tem se dedicado nos últimos anos à conexão de grandes empresas com startups de impacto, em programas de companhias como a Braskem, CPFL Energia, Facebook, Fundação Lemann, entre outros. A tendência crescente da agenda ESG tem mobilizado grandes empresas na adoção de melhores práticas ambientais, sociais e de governança e a aceleradora vê na inovação aberta e na conexão com as startups de impacto um caminho eficaz para que as empresas cumpram estes compromissos, dado sua importância e urgência. “Neste momento do mercado, é nosso papel facilitarmos a conexão entre estes dois atores, grandes empresas e startups de impacto, e oferecermos nossas metodologias e expertise para potencializar esse processo, de modo que resulte na geração efetiva de impacto socioambiental integrado à estratégia do negócio. A parceria entre Quintessa e Itaú BBA tem muito potencial para agregar um alto valor às empresas no avanço da agenda ESG, dada a sinergia entre a atuação das duas instituições”, diz Anna de Souza Aranha, sócia e diretora do Quintessa.

Para se aprofundar no assunto, vale conferir a publicação “Guia para Inovar com Impacto”, que orienta como criar programas de inovação aberta que geram valor para o negócio e impacto socioambiental positivo, bem como este texto do blog da aceleradora.


Sobre o Quintessa


O Quintessa é um ecossistema de soluções empreendedoras e inovadoras para os desafios sociais e ambientais centrais do país. Desde 2009, trabalha pela integração estratégica entre impacto positivo e resultado financeiro, atuando junto a empreendedores de negócios de impacto, grandes empresas, investidores, institutos e fundações para promover as agendas de inovação, impacto positivo e ESG. O Quintessa já identificou e mapeou mais de 5 mil startups e impulsionou mais de 250 startups de impacto de destaque em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cidades sustentáveis e inclusão. 

www.quintessa.org.br


Sobre o Itaú BBA


O Itaú BBA é o maior Corporate & Investment Bank da América Latina e faz parte do grupo Itaú Unibanco, um dos maiores conglomerados financeiros do mundo. Atendemos investidores institucionais e empresas com faturamento anual acima de R$ 30 milhões. Pela complexidade dos negócios desses clientes, sabemos que nossa atuação deve ser customizada. Temos um portfólio de investimentos em ativos, assessoria em fusões e aquisições, oferta de ações, securitização, derivativos, operações estruturadas, cash management, financiamentos e garantias, finanças sustentáveis, entre outros. São soluções desenhadas por uma equipe de especialistas com base no perfil e necessidades de cada empresa.


Fonte: Ricardo Meireles (Stakeholders, Relacionamento e Estratégia)


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço