Breaking News

Desenvolvedoras criam grupo de encontros para ensinar e incentivar mulheres na área de TI


O projeto nomeado Dev Girls, liderado pelas desenvolvedoras Camila Araldi e Nurielly Brizola propõe o desenvolvimento de mulheres que estão iniciando a carreira de TI.

A presença feminina no setor de tecnologia sempre foi marcada pela diferenciação entre oportunidades para os homens e para as mulheres. Apesar desse cenário estar mudando aos poucos, o segmento ainda continua muito masculinizado. De acordo com a pesquisa da empresa de tecnologia “Revelo”, que conecta candidatos a vagas desse setor, em 2020, as mulheres ocupavam 12% das vagas na carreira de tecnologia, com um crescimento de 1,1% comparado aos 10,9% registrados em 2017.

O crescimento registrado nos últimos três anos dá otimismo às mulheres que possuem interesse de atuar com as áreas de tecnologia e cada vez mais, as empresas estão incentivando e criando mecanismos de inclusão para as profissionais nesse mercado de trabalho. O projeto Dev Girls Mentor, liderado por Camila Araldi, desenvolvedora sênior e Nurielly Caroline Brizola, CTO da Gasola, proporciona mentoria e aulas, voltada para mulheres desenvolvedoras em início de carreira.

“Toda semana acontece um live coding pelo Discord com um desafio proposto. As mais de 70 "girls" que estão no grupo, acompanham em tempo real e discutem sobre o tema abordado”, explica Nurielly.

O propósito da mentoria é guiar mulheres que estão começando suas carreiras na área de tecnologia e reforçar a presença feminina no segmento. Os próximos encontros acontecerão em janeiro, trazendo um novo desafio e debatendo o papel da mulher na Tecnologia da Informação (TI), além de contar com um bate-papo para tirar dúvidas sobre o primeiro emprego antes das apresentações sobre o desafio proposto.

“É muito prazeroso poder ajudar meninas que estão entrando neste mercado com predominância masculina. Nosso principal objetivo é conseguir ajudá-las com o conhecimento que adquirimos na nossa jornada, e torná-las mais preparadas para o mercado”, complementa Camila.


Programação Preliminar do Dev Girls 2022:

10 de janeiro às 19h

Apresentação do desafio do mês

11 de janeiro às 19h

Talk: Mulheres na TI

18 de janeiro às 19h

Live coding: desenvolvimento do desafio

19 de janeiro às 19h

Programação não confirmada

25 de janeiro às 19h

Live coding: desenvolvimento do desafio

26 de janeiro às 19h

Bate papo: Estou pronta para o primeiro emprego?

31 de janeiro

Apresentação do desafio

Participe da mentoria: https://discord.gg/U4ktVGsBsB

Mais informações: https://dev.to/devgirlsmentor


Sobre as Mentoras

Nurielly Brizola – Profissional formada em programação e desenvolvimento, com experiencia de mais de 8 anos em programação. Atualmente é Co-founder e CTO da startup Gasola, empresa que conecta transportadoras com postos de combustível através de uma plataforma 100% digital. Transacionam mais de R$250 milhões por ano pela plataforma.

Camila Araldi - Profissional formada em sistemas de informação, com mais de 5 anos de experiência em TI. Atualmente atua como desenvolvedora front- end.

*Estamos à disposição para entrevistas e contribuições.

Fonte: Grupo Mostra de Ideias

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço