TRT-8 adere ao movimento Janeiro Branco pela saúde mental nas relações humanas
O Tribunal realizará campanhas para os públicos interno e externo. Desde 2014, é realizada a Campanha Janeiro Branco, iniciativa social criada pelo psicólogo e palestrante mineiro, Leonardo Abrahão.
Em 2023, o movimento completa 10 edições com o objetivo de construir uma cultura da Saúde Mental na humanidade, trabalhando pela psicoeducação dos indivíduos e pela criação de políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da Saúde Mental.
Estatísticas - Segundo dados da Organização Mundial da Saúde publicados em 2022, quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum transtorno mental, situação agravada pela pandemia da Covid-19 e por antigos tabus, preconceitos e desconhecimentos a respeito dos múltiplos universos da Saúde Mental.
Além disso, segundo Leonardo Abrahão, “desde o início da história da humanidade, todas as pessoas, assim como todas as instituições sociais, vêm lidando, quase que às cegas, com as complexas e inescapáveis questões psicológicas que caracterizam os seres humanos, lidando com a psicodinâmica humana sem o devido suporte da educação sentimental, da orientação emocional e do estímulo ao autoconhecimento, à autonomia mental e ao compromisso psicossocial, circunstâncias que o Movimento Janeiro Branco dedica-se a combater e a solucionar. Muitos sofrimentos humanos, com ou sem transtornos mentais, podem ser prevenidos ou melhor conduzidos se as pessoas aprenderem estratégias verdadeiramente simples para cuidar da Saúde Mental”, explica o especialista.
Ações no TRT-8 - Em 2023, o Janeiro Branco reafirma-se como o maior movimento político-cultural do mundo pela Saúde Mental da humanidade e segue inspirando pessoas do Brasil e do exterior a pensarem sobre temas da Saúde Mental por meio de diferentes tipos de ações em espaços públicos e privados das cidades.
Como forma de demonstrar apoio ao movimento, diversos artistas do Brasil também têm vestido a camiseta oficial do Janeiro Branco e contribuído voluntariamente para a difusão da mensagem “quem cuida da mente, cuida da vida!”. As imagens estão nas redes sociais do Janeiro Branco: @janeirobranco.
O Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região também aderiu a Campanha Janeiro Branco com ações de endomarketing e uma campanha de sensibilização pelas redes sociais do TRT-8. De acordo com o Assessor de Comunicação do TRT-8, Edney Martins, além dessas ações de sensibilização para o cuidado com a saúde mental, o tribunal promoverá uma oficina de mindfulness aos magistrados e servidores.
Quem quiser saber mais sobre o Janeiro Branco, ou aderir ao movimento, pode acessar o site oficial da Campanha e utilizar as artes disponibilizadas (www.janeirobranco.com.br).
*Com informações do site janeirobranco.com.br
#ParatodosVerem: Arte de divulgação da campanha Janeiro Branco. Na foto do lado direito, um homem negro, de chapéu preto, usa máscara azul e veste camisa azul. Ao alto a logomarca do TRT-8 com o texto: TRT-8 aderiu essa causa. e no canto direito, a logomarca da campanha. Do lado esquerdo: o texto nas cores branca e cinza: Janeiro Branco. O mundo pede saúde mental. Quando o assunto é saúde mental, o quê você faz para cuidar da sua?. Fim da descrição.
Fonte: ASCOM
Conteúdo de responsabilidade da Assessoria de Comunicação (ASCOM). Atualizado em 02/01/2023 - 16:00
Nenhum comentário
Postar um comentário