Breaking News

Donos de veículos com final de placas 02 a 32 têm até o dia 24 de janeiro para pagar IPVA com desconto


O pagamento antecipado com desconto é válido para quem não recebeu multas de trânsito.

Até o dia 24 de janeiro (terça-feira) proprietários de veículos automotores podem ganhar descontos no pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com finais de placas 02 a 32. Os descontos valem para quem não tem multas de trânsito.

Os descontos são de 15% sobre o valor do imposto para quem está há dois anos sem multa; 10% para quem não recebeu multas no ano passado e 5% de desconto nas demais situações.

Há três opções de pagamento do IPVA no Pará: antecipação em parcela única, com desconto; parcelamento em até três vezes antes do vencimento, sem desconto; ou pagamento integral na data do licenciamento anual no Departamento de Trânsito do Estado (Detran). Após a data do licenciamento, o pagamento será feito com acréscimo de multas e juros.   

Para consultar o valor do imposto e emitir o Documento Estadual de Arrecadação (DAE), o proprietário do veículo deve acessar http://www.sefa.pa.gov.br/index.php/orientacoes/ipva-orientacoes/20421-ipva-2023

O pagamento do DAE é feito na rede bancária autorizada - Banco do Estado do Pará (Banpará), Banco da Amazônia (Basa), Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica Federal (CEF) -, e também em lotéricas.

A alíquota do IPVA é de 2,5% para automóveis, caminhonetes e veículos aquaviários recreativos ou esportivos, inclusive jet-ski e veículos aeroviários não destinados à atividade comercial, e 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares. Veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos. Embarcações e aeronaves devem recolher o IPVA até 30 de junho. 

Serviço: Mais informações estão disponíveis no site da Sefa - www.sefa.pa.gov.br -, por atendimento telefônico ou mensagem pelo 0800.725.5533. Também é possível contato pelo chat, no site da Secretaria da Fazenda. (Ag. Pará)

Fonte: Detran - PA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço