Breaking News

Fuga de energia pode dobrar o valor da conta de luz nos imóveis

 


Equatorial Pará orienta os clientes a ficarem atentos a instalações elétricas inadequadas e a eletrodomésticos em mau estado de conservação.

Uma causa que pode afetar a conta de luz é a fuga de energia dentro dos imóveis. Isso ocorre quando há emendas de fios desencapados, mal dimensionados e com isolação desgastada pelo tempo ou ainda eletrodomésticos defeituosos. Esse desperdício de energia pode até dobrar o valor final da fatura se não identificado a tempo.

De acordo com Anderson Torres, gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, as pessoas precisam ficar atentas a instalações elétricas inadequadas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada, além de falta de manutenção de fiação antiga, pois tudo isso gera a fuga de energia.

“O cliente deve estar ciente de que as instalações elétricas internas do imóvel não são de responsabilidade da Equatorial. Por isso, é necessário chamar um eletricista para fazer os testes que podem identificar possíveis problemas, como por exemplo, desligar todos os eletrodomésticos e verificar se o medidor continua registrando consumo, outro ponto a ser verificado é se existem equipamentos com consumo acima do normal”, destaca Anderson.

Um exemplo do quanto a fuga de energia pode impactar no orçamento é pensar em um imóvel com instalação elétrica de 220 volts e com uma fuga mínima de corrente durante 24h por dia. Isso equivale a um aparelho elétrico ligado sem que haja consumo, gerando desperdícios e aumento na conta. Outro caso mais recorrente é o uso de geladeiras em mau estado, sem a devida vedação, que resultará em um maior gasto de energia.

Cuidado com a segurança

Além de aumento na conta de luz, a fuga de energia pode alavancar outros perigos. As paredes que esquentam próximo dos interruptores e tomadas ou aquelas que costumam dar choque quando tocadas indicam uma possível fuga de corrente e elevam o risco de perda de equipamentos e incêndios. Por isso, a Equatorial Pará também orienta os clientes a não fazerem nenhum tipo de reparo sem a presença de um profissional capacitado.

Fonte: Equatorial Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço