Breaking News

Papel é um dos materiais mais recolhidos no Posto de Reciclagem que funciona em Santarém

A coleta é mais uma iniciativa da Equatorial Pará por meio do Projeto E + Reciclagem. Aproximadamente 2.400 famílias residentes em Santarém, no oeste paraense, estão cadastradas no Projeto E + Reciclagem, da Equatorial Energia Pará, que mantém um posto de coleta de resíduos recicláveis na praça Barão de Santarém, no bairro Prainha. Todas essas pessoas participam da troca de materiais recicláveis por créditos de descontos na fatura de energia elétrica. O projeto que iniciou em 2018 no município é uma boa alternativa para ajudar no orçamento familiar e incentivar o ciclo sustentável na sociedade. 

O acúmulo de caixas, após um processo de mudança, levou Alexandra Bentes a procurar o posto para efetivar a troca. No pacote outros resíduos foram incluídos, como garrafas e alumínios. No posto, a bióloga encontrou a alternativa necessária para depositar os materiais nos locais corretos. “O posto é muito importante para que a gente possa cumprir a meta de conscientização do consumo consciente que é reduzir, reutilizar e reciclar. Além de incentivar a comunidade para essa prática, a empresa ainda garante descontos na conta de luz”, comemora.

De acordo com um levantamento da empresa, o papel lidera a lista dos materiais mais trocados em Santarém. Em seguida está o plástico. Desde a implantação, mais de 90 toneladas de materiais foram entregues nos pontos de coleta, ganhando um destino sustentável e ajudando a reduzir os danos ao meio ambiente. 

De acordo com o líder de Eficiência Energética da Equatorial Pará, Willian Melo, para que os clientes que ainda não são cadastrados possam ser contemplados com os descontos, basta procurar o posto de troca levando materiais como metal (latinhas de alumínio e ferro), papel, papelão, plásticos (garrafas PET, embalagens de produtos de limpeza e higiene), óleos vegetais (como os de coco, de cozinha, soja, canola, girassol, milho). “A conta de energia pode ser do próprio cliente ou de alguma instituição beneficente”, explica.

Em Santarém, quatro instituições filantrópicas podem ser contempladas: Pastoral do Menor, APAE, Irmã Dulce dos Pobres e Creche Seara. 

O objetivo do projeto E + Reciclagem é estimular o uso racional dos recursos naturais e minimizar os impactos negativos causados pelos resíduos, estimulando a reciclagem.

O posto de coleta funciona das 8h às 12 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Já aos sábados fica aberto das 8h às 12h.


Fonte: Equatorial Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço