Breaking News

Em 1ª conversa com Putin, Biden cita interferência russa nas eleições dos EUA

Em seu 1º telefonema para o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou sobre a suposta interferência russa nas eleições e sobre ataques cibernéticos a sistemas norte-americanos.

Embora de tom ameno, Putin (a quem Biden já havia chamado de “um bandido da KGB”) deu os parabéns ao novo presidente dos EUA pela vitória nas eleições.

A conversa, ocorrida nessa 3ª (26.jan.2021), também incluiu observações de Biden sobre os protestos que têm ocorrido na Rússia por causa da prisão do opositor Alexei Navalny e evidenciou divergências entre os 2 líderes.

A Casa Branca disse que Biden “deixou claro” que os EUA serão duros com a Rússia.

“O presidente Biden deixou claro que os Estados Unidos agirão firmemente em defesa de seus interesses nacionais em resposta às ações da Rússia que prejudicam a nós ou aos nossos aliados”, diz comunicado do governo dos EUA.

Os 2 presidentes também discutiram o ataque cibernético que envolveu a SolarWinds, empresa do Texas cujo software de gerenciamento de rede contribuiu para que hackers russos ampliassem o acesso a sistemas norte-americanos.

Na última 5ª feira (21.jan.2021), Biden determinou uma ampla revisão da inteligência norte-americana sobre o papel da Rússia no caso.

Autoridades russas disseram que Putin “observou que a normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos atenderia aos interesses de ambos os países e levaria em conta sua responsabilidade pela manutenção da segurança e estabilidade de toda a comunidade internacional”.

“No geral, a conversa entre os líderes da Rússia e dos Estados Unidos foi de natureza comercial e franca”, afirma o comunicado do Kremlin.

Os 2 líderes concordaram em renovar o New Start, um acordo da era Obama que limita as quantidades de ogivas, mísseis e lançadores nos arsenais nucleares de EUA e Rússia.

Antes das eleições norte-americanas, Biden indicou que seria mais duro com Vladimir Putin do que Donald Trump, que se recusou a enfrentar o russo.

A maior ruptura entre Biden e Trump veio quando o atual presidente dos EUA disse a Putin que ele sabia que a Rússia tinha tentado se intrometer nas eleições de 2016 e 2020. Biden também alertou o presidente russo que os EUA estavam prontos para se defender contra a espionagem cibernética e quaisquer outros ataques.


Fonte: Poder 360

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço