Breaking News

Trabalhador já pode consultar por site e telefone valor do saque emergencial de FGTS e data de crédito do dinheiro


Caixa Econômica Federal liberou, nesta segunda-feira (dia 15), a consulta ao valor do novo saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a que os trabalhadores terão direito neste segundo semestre. Basta acessar o site fgts.caixa.gov.br, clicar em “Saque emergencial FGTS” e informar o CPF ou o NIS (PIS/Pasep), marcando “Não sou robô”. Caso não tenha senha cadastrada ou a tenha esquecido, é possível criá-la ou recuperá-la na hora.
O valor máximo de retirada será de R$ 1.045 (pago uma única vez, independentemente do número de contas vinculadas ativas ou inativas que o trabalhador tenha). No entanto, cotistas com saldo total abaixo desse valor também poderão fazer a retirada, zerando o FGTS. Por isso, é importante fazer a consulta.
A Caixa também já informa durante a consulta a data em que o dinheiro será creditado na conta poupança social digital aberta em nome do trabalhador, conforme o calendário (confira abaixo as datas).
Outra opção de consulta é ligar para central de atendimento telefônico 111, escolhendo a opção 2. Neste caso, será preciso informar dia e mês de nascimento. Também já é possível consultar o valor do saque e a data de crédito do valor na poupança social digital da Caixa.

Outras opções disponíveis somente no dia 19

O internet banking da Caixa (caixa.gov.br) só vai divulgar as informações sobre o saque emergencial de R$ 1.045 a partir de sexta-feira (dia 19). Os dados também estarão disponíveis no App FGTS somente a partir desta data.
Até mesmo o trabalhador que já tem conta-corrente ou caderneta de poupança no banco terá uma nova conta poupança social digital aberta em seu nome, para esse saque emergencial. Somente assim poderá fazer a movimentação dos recursos (num primeiro momento) e depois para o saque do montante (num segundo momento).

Calendário de crédito do dinheiro e de saque

Nascidos emData do crédito no Caixa TemData para saque ou transferência
Janeiro29/625/7
Fevereiro06/708/8
Março13/722/8
Abril20/705/9
Maio27/719/9
Junho03/803/10
Julho10/817/10
Agosto24/817/10
Setembro31/831/10
Outubro08/931/10
Novembro14/914/11
Dezembro21/914/11

O que fazer se não quiser sacar o dinheiro

O internet banking da Caixa (caixa.gov.br) também poderá ser utilizado por quem não deseja sacar esse dinheiro extra. Por meio do site, o trabalhador poderá solicitar o desfazimento do crédito na poupança social digital.
Pelo App FGTS, o cotista também poderá informar ao banco que não deseja retirar o dinheiro, pedindo que o crédito seja desfeito.
Aquele que escolher não fazer o saque emergencial deverá informar seu desejo à Caixa pelo menos dez dias antes da data de crédito prevista, para que não haja débito em sua conta de FGTS.
Se houver o débito e o crédito for feito na conta poupança social digital, e esta nova conta não tiver qualquer movimentação até 30 de novembro de 2020, os recursos também voltarão para o FGTS, devidamente corrigidos e sem prejuízo para o trabalhador.
A Caixa acrescenta que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais. “Também não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp”, conclui.
Fonte: Jornal Extra

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço